plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Comissão de deputados visita depósito da Hydro

A Comissão Externa da Câmara Federal criada para acompanhar os desdobramentos do desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, e a Comissão Externa de Barragens da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) visitaram na manhã de sábado (30), a sede a em

A Comissão Externa da Câmara Federal criada para acompanhar os desdobramentos do desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, e a Comissão Externa de Barragens da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) visitaram na manhã de sábado (30), a sede a empresa Hydro, no município de Barcarena. Além dos deputados federais e estaduais, representantes comunitários também participaram da visita.

Os resultados do trabalho da Comissão vão gerar projetos que serão levados à consulta pública, para que futuramente possam embasar a criação de uma nova legislação brasileira voltada para a mineração.

Na sede da empresa, a Comissão assistiu a um vídeo institucional e ouviu explicações do diretor de Operações dos Depósitos de Resíduos Sólidos (DRS) da Hydro, Aldo Lenz. Em seguida, a Comissão visitou o DRS I e II, este último atualmente sob embargo. A presidente das Mulheres Guerreiras do Canaã, Iane Terra, localizada na Vila do Conde, em Barcarena, contou que essa foi a primeira oportunidade que a entidade teve de conhecer o local.

O presidente da Comissão de Brumadinho, deputado federal Zé Silva (Solidariedade) ressaltou a importância da visita à empresa. “Aqui temos uma boa representação prática de fazer o resíduo industrial praticamente a seco, mas ao mesmo tempo, saímos daqui com uma dúvida, e queremos uma resposta da ciência, especialmente da pesquisa, que é saber se esses resíduos estão ou não contaminando os lençóis freáticos”, avaliou.

Para o diretor de Sustentabilidade da Hydro, Domingo Campos, a visita tem um papel importante para apresentar a forma segura como é feito o trabalho. “É uma chance de mostrarmos todo o nosso processo de gestão ambiental e, mais especificamente, a gestão dos nossos resíduos sólidos”, disse.

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça acompanhou a visita. “É fundamental essa visita para que os deputados pudessem ver de perto a nossa realidade. Aqui não temos barragens, portanto não existe o risco de rompimento”, garantiu.

Leia também:

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias