plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Família comemora aniversário da paraense que está entre as mais velhas do Brasil

Teodora Maria dos Santos, nascida no município paraense de Igarapé Miri, trabalhou na roça, teve uma filha, Raimunda Benedita Santos do Carmo, e depois disso veio para Belém na busca de manter o sustento da família. Na capital paraense trabalhou de domést

Teodora Maria dos Santos, nascida no município paraense de Igarapé Miri, trabalhou na roça, teve uma filha, Raimunda Benedita Santos do Carmo, e depois disso veio para Belém na busca de manter o sustento da família. Na capital paraense trabalhou de doméstica, lavadeira, parteira, benzedeira e crecheira.

Hoje moradora do bairro do Jurunas onde vive com os familiares e pode compartilhar um dos momentos mais especiais da vida, a comemoração do 103º aniversário que a coloca no seleto grupo de brasileiros acima dos 100 anos.

Feliz, a família Santos e Carmo esteve na última quinta-feira (28), com amigos e familiares, participando desse momento especial. A comemoração foi um almoço na sexta-feira (29).

Dona Teodora ao lado da filha, Raimunda Benedita (Foto: Divulgação)

Conhecida como mulatinha, em referência a planta caatinga de mulata, de aroma doce e cheiroso, Dona Teodora adotou vários filhos, sobrinhos, netos do coração, além dos de sangue, que no total são três, além de cinco bisnetos.

A história dela é compartilhada com muito afeto por Cristina Santos do Carmo, uma das netas, que orgulhosa fala da história da avó.

"A minha primeira lembrança é que a nossa casa vivia cheia por ser procurada e sempre acolhia as pessoas para confeccionar remédios caseiros. Ela tinha grande conhecimento das ervas medicinais, espécie de curandeira, puxava barriga das grávidas, benzia as crianças e pessoas com quebranto. Minha avó tinha uma série de dizeres que só nos entendia quem trouxe de igarapé-Miri, como por exemplo: "pegar com três bagos na asa", significava "estar com raiva;" vou te dá um soré": significava "uma surra bem dada", lembra Cristina que aponta o carisma e a bondade como as características que marcam a avó.

Mulher Maravilha foi o tema da festa que a família escolheu para homenagear Dona Teodora (Foto: Divulgação)

As gerações se encontraram para festejar o "niver" de "Dona Mulatinha" (Foto: Divulgação)

Uma das Mais Velhas do Brasil

No ano passado o homem mais velho do mundo, um espanhol de 113 anos, apenas 10 a mais do que dona Teodora, faleceu. No entanto, de acordo com o Grupo de Pesquisa Gerontológica, que produz um ranking de supercentenários, a japonesa Nabi Tajima, de 117 anos, ocupa o primeiro lugar como a pessoa mais antiga do mundo.

Chiyo Miyako, também japonesa, de 116 anos, está em segundo lugar. Maria Rosa de Jesus, uma cearense de 114 anos, 11 anos a mais do que dona Teodora, foi reconhecida como a pessoa mais antiga do Brasil e a terceira mulher mais velha do mundo.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias