plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Recuperação judicial da Yamada e Visão e ensino de gastronomia na coluna Mauro Bonna

Belém novamente a ver navios O pequeno e luxuoso Le Champlain retornará de Caiena, no próximo final de semana. Será o último navio de cruzeiro em Belém na atual temporada. Depois, somente em novembro. Por falta de infraestrutura portuária, mais uma vez

Belém novamente a ver navios

O pequeno e luxuoso Le Champlain retornará de Caiena, no próximo final de semana. Será o último navio de cruzeiro em Belém na atual temporada. Depois, somente em novembro. Por falta de infraestrutura portuária, mais uma vez Belém recebeu apenas a metade dos navios que chegaram em Santarém e Manaus. Por lá, passaram 20 navios de novembro a março, cerca de 18 mil cruzeiristas.

Cynthia Charone em Harvard

Cynthia Charone, médica cadastrada no Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, e Merio Muniz, ambos dirigentes do Grupo Cynthia Charone, estarão seguindo para Boston no início de maio, levando uma equipe de 15 profissionais da área de saúde para capacitação no segmento de “Lifestyle Medicine”, em curso realizado pela Universidade de Harvard.

Pronto atendimento para AVC isquêmico

O Hospital Porto Dias está implantando o Protocolo Gerenciado de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi), sob liderança do médico Hideraldo Cabeça, e monitoramento do médico Fernando Paschoal. Aplicação de práticas adequadas no atendimento agudo ao paciente com AVC e outras doenças neurovasculares, com procedimentos diagnósticos e terapêuticos aplicados em tempo oportuno.

Colóquio Internacional Casas Senhoriais

Belém sediará o VI Colóquio Internacional Casas Senhoriais Anatomia de Interiores. Abrirá no dia 3 de junho, na Unama, seguindo até o dia 6 de junho, no Teatro Gasômetro. Serão 51 comunicações apresentadas. Pesquisa luso-brasileira entre instituições: Universidade Nova de Lisboa (Prof. Dr. Helder Caritas); Fundação Casa de Rui Barbosa (Profa. Dra. Ana Pessoa) e Unama (Profa. Dra. Marcia Nunes). Apoio: Capes e Secult.

Ensino de gastronomia em alta

O negócio do ensino em Gastronomia está aquecido no mercado de Belém. Além do já tradicional curso da Unama (Alcindo e BR), em nível de graduação e pós-graduação, a Esmac iniciará, no dia 6 de abril, o curso de especialização em Gastronomia Regional Amazônica. Coordenado pela professora Silvana Almeida, ofertará, entre outras disciplinas, pescados amazônicos e confeitaria e doces paraenses.

Gastronomia na UFPA

Com o aval do reitor Emmanuel Tourinho, a UFPA formata um curso de especialização em Gastronomia Tropical, inédito no Brasil. Terá caráter multidisciplinar, com professores de diversas unidades da instituição que trabalham a temática da alimentação, da Engenharia de Alimentos à Antropologia. Sob a coordenação da Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), está programado para iniciar no segundo semestre. Um passo inicial para inclusão da Gastronomia no portfólio acadêmico da universidade. Aliás, o curso de graduação em Turismo do campus de Salinas, da UFPA, que será implantado no final do ano, já agregará uma atividade de extensão universitária em Gastronomia.

Pirelli

A antiga área da fazenda da Pirelli, em Marituba, hoje propriedade do Estado, poderá virar uma fazenda experimental para visitação, estudo e contemplação. Parceria com a Faepa.

Saúde

Depois de passar com sucesso por um transplante de medula, o conselheiro André Dias, presidente do TCE, recebeu alta hospitalar em São Paulo.

Contas

Helder apresentará as Plataformas de Governo, no dia 8, no TCE, participando do programa de Integração do tribunal.

Madero

Contrato assinado: o primeiro restaurante Madero, em Belém, será no Bosque Grão-Pará. Inauguração em julho, em plenas férias.

Gastronomia

A Secult está formatando o novo perfil gastronômico da Casa das Onze Janelas. Helder garantiu que até junho tudo estará funcionando por lá.

Círio

Há muito ocupada pelo Exército, a área contigua à Basílica, ainda neste semestre será repassada de fato pela SPU à Arquidiocese de Belém.

Galeria

O grupo paulista Lojão do Brás, que comprou o antigo ponto da Visão na João Alfredo, inaugura em maio, no local, uma galeria com 350 lojistas, praça de alimentação, elevadores e escadas rolantes. Inclusive um quiosque da Barraca da Lúcia do Veropa.

Ferro

Das 10 guseiras existentes em Marabá, a metade conseguirá retomar a produção imediatamente, o restante está sucateada. Além da questão tributária, os produtores de ferro-gusa pedem que a Vale pratique um preço mais amigável.

Aeroporto

O prédio em frente ao aeroporto de Val-de-Cans, ainda não concluído, que seria a sede da Infraero em Belém, está sendo disputado em Brasília pelo Serpro e pela Justiça Militar.

200 Anos

Será no dia 11 de abril, no Theatro da Paz, presidida pelo governador Helder Barbalho, a sessão solene dos 200 anos da Associação Comercial do Pará. Terá uma apresentação de cantores do Pará cantando músicas paraenses desde o século XIX até os nossos dias.

Argumento

O engenheiro sanitarista e conselheiro do TCE, Nelson Chaves, estará amanhã, às 22h, no Argumento da RBA. Na pauta, entre outros assuntos, os alagamentos em Belém e o programa TCE Cidadão.

Viagem

Todo o poder público deve seguir Bolsonaro e comprar passagens aéreas direto das companhias. Bye, bye, agências.

Hospital

Começará nesta semana a obra de retrofit do hospital da Unimed Belém, na Castelo.

Heineken

Toda quarta e quinta acontece promoção em A Forneria, com cortesias de Heineken para quem consumir cervejas.

Design

Em comemoração aos 100 anos de fundação da Bauhaus como a primeira escola de design do mundo, o curso de Design da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) realiza até o próximo sábado no Polo Joalheiro, a exposição “Projetos em Design Contemporâneo”.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançará, no dia 9 de maio, em parceria com sua conveniada Ideal, os MBAs em Direito Societário e Gestão Estratégica de Pessoas e Desenvolvimento Humano de Gestores.

Ufra

Gestão responsável: a Ufra alcançou 100% do atendimento dos itens da Política de Integridade do Governo Federal, enquanto a média nacional foi de apenas 68%.

Execução

Ação trabalhista transitado em julgado contra multinacional espanhola que atua no Pará. Valor estimado de 8 milhões em fase de execução. Cerca de 600 trabalhadores beneficiados, dos quais 400 ainda estão no emprego. Empresa inicia assédio para atropelar o sindicato e fechar acordos diretos para pagamento em valores aquém do devido. MPT acaba de receber a denúncia.

Redentor

Na Braz, ao lado do Old School, será inaugurado em maio o Redentor Sanduiche. Dos mesmos donos do Redentor Sushi Poke Shop, Renan Aguilera e Rodrigo Cruz.

Carne

As quatro indústrias processadoras de carne na região de Castanhal geram 1.400 empregos diretos, e só estão abatendo 50% da capacidade.

Yamada

Ainda restam seis meses para que a Recuperação Judicial do Grupo Yamada consiga vender os imóveis oferecidos em troca da dívida trabalhista de 60 milhões de reais. Dos oito imóveis, apenas uma fazenda no Moju já foi negociada.

Visão

A Recuperação Judicial do Grupo Visão deve fechar um acordo, nesta semana, com o Banco da Amazônia. A imensa área da São Pedro entrará como dação em pagamento.

Ananindeua

A Voob Telecom, empresa genuinamente paraense, ganhou dois prêmios, Melhor Provedor e Maior Satisfação com o cliente em Ananindeua, batendo de frente com grandes operadoras. Segundo o portal Melhor Plano.

Claro

A Claro, pioneira na oferta da tecnologia eSIM no Brasil, inova mais uma vez. Lança o Claro e-Chip, facilidade que permite ativar os serviços móveis da operadora nos smartphones compatíveis com a tecnologia eSIM (Embedded SIM), que dispensa o uso do chip físico.

Chocolate

Fábio Sicilia será palestrante no Chocolat São Paulo 2019, no pavilhão da Bienal, de 12 a 14 de abril. É o Festival Internacional do Chocolate e Cacau.

Vinho

No dia 25 de abril, o Famiglia Sicilia e o Don Vino promoverão Jantar Harmonizado com Degustação Italiana. Reservas abertas.

Companhia

Foi inaugurado, ontem, o novo espaço multiuso da Companhia Belém Academia, com um moderno estacionamento coberto, totalmente automatizado, com manobristas. É uma das maiores áreas cobertas do Umarizal, preparada para receber grandes eventos, espetáculos e shows.

AP

Reedição do sucesso “Burguer e Brejas”, na AP, no dia 26 de abril. Carnes Quality Beef, cervejas, música boa e atrações para toda família.

Câncer

A Oncológica do Brasil introduziu mais serviços específicos, com Laboratório de Genômica de nível internacional acreditado para assinaturas genéticas de tumor. Tratamento ultra alvo dirigido. Hiper personalização em Oncologia.

Churrasco

A Fenabel, de 24 a 27 de abril, no Parque do Entroncamento, terá cinco experts no Festival Braseiros: Claudionor Churrasco Caseiro, Daniel Araújo Churrasco de Patrão, Churrasco do Vitão, Fogo de Chão, de Rafael Anyzewski, e Mister BBQ.

Festa

A Só Eventos Recepção, em nova casa na Mário Covas, com Arnaldo e Márcia Carmona à frente, agora oferece aos clientes pista de led gráfica digital, para uma festa muito mais atrativa.

Tecnologia

Está aberto, até final de abril, o edital para a concessão onerosa de 26 lotes situados no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Destinados a atividades científico-tecnológicas, pesquisa, desenvolvimento e inovação ou empresas de base tecnológica ou de impacto socioambiental.

Turismo

O projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos, da UFPA, estará em Ananindeua, hoje. A caminhada começa na Praça Matriz, às 8h, e seguirá para o Mercado Central, Pleno Residencial, Colégio Anunciação, Instituto Evandro Chagas e, por fim, chegada ao campus da UFPA.

Memorial

O Fórum Landi e a Unama assinaram termo de cooperação técnica para fazer o inventário, a conservação e a organização do acervo de Dalcídio Jurandir que foi doado, pela família do escritor, para integrar o Memorial do Livro.

EM ALTA

Pirarucu

A Reicon vai trazer de Mexiana alevinos de pirarucu com 25 centímetros, para oferecer na Fenabel.

Saúde

O IV Congresso Multidisciplinar de Saúde, realizado pela Unama, será nos dias 5 e 6 de abril.

Moinho

O Moinho Central, de Jonathan Leite, abrirá agora em abril na Mauriti, no coração da Pedreira.

EM BAIXA

Voo

A Avianca voou apenas nove meses para Belém. A única que ainda oferecia lanche quente a bordo.

Minério

Vale reduzirá vendas em 75 milhões de toneladas em 2019.

Carne

Quase parando, a planta industrial da Socipe está à venda. A área é da SPU.

(Mauro Bonna)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias