plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Universidades oferecem serviços gratuitos ou de baixo custo. Confira!

Para além da formação e produção de conhecimento, as universidades e demais instituições de ensino superior oferecem mais de 50 serviços gratuitos ou de baixo custo para a sociedade. Estruturados muitas vezes através de programas de extensão, são oferecid

Para além da formação e produção de conhecimento, as universidades e demais instituições de ensino superior oferecem mais de 50 serviços gratuitos ou de baixo custo para a sociedade. Estruturados muitas vezes através de programas de extensão, são oferecidos atendimentos médicos, estéticos, de engenharia civil e elétrica e de museologia.

Pró-reitora de extensão da Universidade do Estado do Pará, a professora Alba Lúcia Ribeiro Raithy aponta que a extensão é um dos tripés que compõem uma universidade, por isso é uma prática comum que as instituições de ensino superior ofereçam serviços através das práticas de extensão. “É uma espécie de retorno à comunidade local que a universidade se propõe a fazer, considerando a nossa importância no cenário local”, destaca, ao informar que mais de 50 projetos de extensão foram aprovados na última chamada através de edital.

“O Estado do Pará tem essa particularidade da grande dimensão e estando presente em várias regiões de integração, a universidade tem uma capilaridade muito grande. Como faz parte do nosso tripé, trabalhamos no sentido de atender a nossa comunidade local e regional, realizando atividades em
diversos âmbitos”, diz.

UFPA

Somente na Universidade Federal do Pará (UFPA), que também oferece uma série de atendimentos, existem 2.000 projetos de extensão, sendo 700 com oferecimento de bolsas aos estudantes, em áreas que vão desde seminários e debates, até a prestação de serviços de saúde e feiras de agricultura familiar. Pró-reitor de Extensão em exercício da UFPA, o professor Edval Bernadino Campos aponta que, através dos programas, é possível promover não apenas o desenvolvimento dos estudantes da universidade, como também atender aos anseios da comunidade.

“O ponto central dessas atividades é que, por meio da extensão, a universidade abre um canal de diálogo para receber da sociedade suas demandas, dialogar sobre elas e respondê-las no âmbito de sua competência”. O DIÁRIO fez um levantamento dos atendimentos prestados por universidades públicas e instituições de ensino superior privadas de forma gratuita ou a baixo custo.Confira!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

- BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS (IEMCI)
Objetos, vídeos e materiais didáticos alternativos fazem parte do acervo da biblioteca de objetos matemáticos. Tais itens podem ser utilizados pela comunidade acadêmica em geral no sentido de contribuir com a construção de um repositório de práticas alternativas de ensino da matemática e despertar a criatividade na busca por inovação nas abordagens e técnicas de ensino. Além de receber visitas de alunos do ensino fundamental e médio, o projeto ainda pretende contribuir com a formação continuada de professores a partir da realização de oficinas e cursos de capacitação voltados para o uso de materiais alternativos para o ensino da matemática e suas aplicações.

-BASE DE APOIO À APRENDIZAGEM AUTÔNOMA
De maneira não convencional, a Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma permite que qualquer pessoa possa aprender alemão, espanhol, francês, inglês, libras ou português a partir de práticas alternativas. A base funciona como uma espécie de laboratório da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM) que experimenta formas diferenciadas (peças de teatro, oficinas, seminários) para que o aluno aprenda a língua de interesse.
Mais informações pelo email.

- CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Servidores, alunos e a comunidade em geral podem ter acesso aos serviços gratuitos da Clínica de Odontologia da UFPA. Os procedimentos disponíveis passam pela educação e orientação sobre saúde bucal e também por tratamentos, até mesmo os que exigem intervenção cirúrgica. Para ser atendido, qualquer pessoa pode se dirigir à clínica ou ser encaminhado pela rede pública. Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são destinado a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no prédio da Faculdade de Odontologia, no Campus Guamá, em Belém.
Mais informações: 3201-7494 / 3201-7637 / [email protected]

- CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Atendimentos de emergência, psicoterapia individual e de grupo, atendimento médico psiquiátrico, avaliação e acompanhamento social podem ser acessados pela comunidade através da Clínica de Psicologia da UFPA. Para participar, o interessado precisa passar por uma entrevista de triagem, realizada normalmente no início de cada semestre letivo. A clínica fica no Setor Básico do Campus do Guamá, ao lado do Ginásio de Esportes da UFPA e funciona de 8h às 13h e de 14h às 18h.
Mais informações: 3201-7669

- CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA
Crianças e adolescentes das séries iniciais até o terceiro ano do ensino médio podem se tornar sócios-mirins do Clube de Ciências da UFPA. No clube, as crianças e adolescentes participantes podem desenvolver habilidades que envolvem a observação, levantamento de hipóteses, argumentação, escrita e autonomia. Podem participar crianças e adolescentes da primeira série da educação básica até o terceiro ano do ensino médio, desde que estejam regularmente matriculados em instituições da rede pública de ensino. As inscrições ocorrem, normalmente, no período entre março e abril de cada ano.
Mais informações: 3201-7642 ou [email protected]

- CURSOS LIVRES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Com um custo até 70% menor que os cursos convencionais de idiomas, os Cursos Livres de línguas estrangeiras da UFPA possibilitam que qualquer pessoa que tenha ensino médio completo possa estudar inglês, francês, espanhol, árabe e português (no caso de estrangeiros). Os editais com as orientações sobre as inscrições são publicados, normalmente, em dezembro e junho de cada ano. Para quem possui renda menor que dois salários mínimos, ainda é possível concorrer a bolsas parciais ou integrais.
Mais informações: 3201-7524 (Secretaria do ILC) / 4005-7440 (Fadesp) ou pelo site https://clleufpa.wixsite.com/cursoslivres

- ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA
Anualmente, a Escola de Música da UFPA oferece editais com vagas disponíveis para cursos livres de diversos instrumentos e cantos. Para participar dos cursos livres, o aluno não necessita ter conhecimento prévio do instrumento. O projeto de extensão da Escola de Música possibilita que, em aulas semanais, os alunos possam ter contato com novos instrumentos como bateria, contrabaixo, saxofone, etc.
Mais informações: 3242-6233 / [email protected] ou pelo site

- ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA
Cursos técnicos de ballet clássico, teatro infantojuvenil, sapateado, técnico em ator, técnico em dança, técnico em cenografia e técnico em figurino podem ser realizados através da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Podem concorrer às vagas candidatos brasileiros, estrangeiros naturalizados ou com visto permanente e estudantes estrangeiros residentes no Brasil; com idade igual ou superior a 16 anos; que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio.
Mais informações: 3241-5801 / 3241-8369 / [email protected] ou pelo site

- FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Frutas, verduras, hortaliças, farinha, goma, tucupi e produtos artesanais podem ser encontrados na Feira da Agricultura Familiar promovida pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da UFPA. O evento reúne os pequenos produtores no Complexo Cultural Vadião, no Campus Básico.
Mais informações: (91) 3201-7913 / (91) 3201-7915 / [email protected]

- FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DO DISCENTE
O projeto oferece atendimento gratuito de reabilitação física e psicomotora e de saúde mental para alunos da UFPA. Para ter acesso aos serviços é necessário que o discente possua um cadastro na Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst). A assistência ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no Ginásio Adulto da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Campus Universitário do Guamá.
Mais informações: 3201-8892 ou [email protected]

- GUAMÁ BILÍNGUE
Voltado para estudantes do ensino médio, o projeto ensina espanhol, cidadania e criticidade aos alunos das Escolas Barão de Igarapé Miri e Zacarias Assunção. As aulas são realizadas no próprio Instituto de Letras e Comunicação da UFPA (ILC) três vezes na semana.
Mais informações pelo facebook.

- INCUBADORA DE PROJETOS SOCIAIS
O projeto apoia entidades sem fins lucrativos, empreendedores sociais e comunidades organizadas que realizam projetos sociais. O apoio se dá na forma de orientação e adequação de projetos para que os mesmos possam sair do papel através da busca por captação de recursos. O projeto abre inscrições a cada ano, podendo ser inscritos projetos sociais que pretendam obter a captação de recursos por meio de editais abertos por instituições públicas e privadas.
Mais informações pelo facebook.

- LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS
Estudantes da UFPA e usuários do SUS no geral podem realizar exames laboratoriais de rotina de forma gratuita pelo Laboratório de Análises Clínicas da UFPA. Por ano, o laboratório realiza cerca de 40 mil exames, principalmente os de sangue, fezes e urina, além do exame do colo uterino. É possível se registrar no Laboratório, localizado no Instituto de Ciências Biológicas, apresentando a carteira de estudante e seu registro de identidade. O atendimento vai de 7h às 12h.
Mais informações: 3201-7569

- LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Moradores de residências de até 150m², mono ou bifásicas, que estejam em reforma ou construção podem contar com serviço de elaboração de projetos de instalação elétrica gratuito realizado pelo Laboratório de Instalações Elétricas da UFPA. Podem solicitar o atendimento as famílias que tenham renda de até R$1.800. Primeiro, é necessário fazer um agendamento para que, posteriormente, técnicos e discentes do laboratório realizem visita técnica à residência para gerar a planta baixa e o projeto elétrico dentro dos parâmetros de segurança para que o morador, posteriormente, possa contratar um profissional para executá-lo.
Mais Informações: [email protected] / (91) 9834-06381 / (91) 9 8320-8820

- MUSEU DE ANATOMIA
O acervo do museu possibilita que os visitantes possam ver e analisar órgãos de vários sistemas do corpo humano: respiratório, cardiovascular, urinário, reprodutor, além de braços e pernas dissecados e ossos como crânio, tíbia, e úmero. A ideia do museu é facilitar o estudo da anatomia. Fica no Instituto de Ciências Biológicas – ICB e funciona de segunda a sexta, de 8 às 18h. Para agendar uma visita é necessário enviar uma solicitação por e-mail para [email protected].
Mais informações: 3201-8903 ou pelo site do projeto http://museuvirtual.wixsite.com/ufpa

- MUSEU DA UFPA
Eventos e exposições que divulgam produções artísticas locais, sobretudo das artes moderna e contemporânea são realizados no Museu da UFPA, na Governador José Malcher. O museu funciona de 9h às 17h, de terças a sextas e de 10h às 14h aos sábados e domingos.
Mais informações: 3242-8340/ 3224-0871 ou pelos e-mails [email protected] / [email protected]

- MUSEU INTERATIVO DA FÍSICA
Conjuntos de experimentos e conteúdos relacionados à Física e Ciências são explorados de maneira simples e direta no Museu Interativo de Física da UFPA. A ideia é contribuir com a divulgação e popularização da física. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h no Laboratório de Física-Ensino da UFPA.
Mais informações: 3201-7889 / [email protected] ou pelo site http://www.minf.ufpa.br/

- NASTRO
Conhecer mais sobre o Universo através da observação de fenômenos astronômicos é possível através do Núcleo de Astrologia da UFPA, o Nastro, que disponibiliza uma estrutura de observação composta por telescópios de pequeno e médio porte.
Mais informações: 3201-7889 // [email protected] / [email protected]

- NPJ (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)
O núcleo oferece assistência jurídica, auxiliando em casos de violência doméstica, sexual, infantil, discriminação, etc. O atendimento é voltado para a população carente de Belém e é realizado no Bloco L do Campus Profissional do Guamá, de 8h20 às 12h, e de 14h20 às 18h, de segunda a quinta, para atendimentos em geral. Nas sextas-feiras, de 8h às 12h, o atendimento é voltado especificamente às vítimas de violência.
Mais informações: 3201-7273/ 3201-7722

- RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Cerca de 4 mil refeições são vendidas, a baixo custo, diariamente nos restaurantes universitários da UFPA. Atendem estudantes, servidores, professores e visitantes do Campus Guamá com refeições supervisionadas por nutricionistas. O valor da refeição é R$1 para estudantes, R$2 para servidores e R$3 para visitantes.
Contatos: pelo site // 3201-7744 (RU do Básico) / 3201-8716 (RU do Profissional)

- UNITERCI
Ações de arte, educação, saúde e informática voltadas para os idosos são disponibilizadas pelo Programa Universidade da Terceira Idade (Uniterci). Todo ano são oferecidas cerca de 150 vagas para o Uniterci e as inscrições são realizadas no final de fevereiro com início das atividades em março. O ingresso no programa é permitido a pessoas a partir dos 55 anos, mas as quem têm mais de 60 anos têm prioridade.
Contatos: 3201-8626 // [email protected]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)

- CENTRO SAÚDE ESCOLA DO MARCO (CSE)
Além de uma unidade de ensino e assistência com características de policlínica, o Centro de Saúde Escola da Uepa, na avenida Rômulo Maiorana, oferece serviços em vários níveis de complexidade, entre eles, o da atenção básica e de especialidades. Os serviços contam com equipe multiprofissional composta por clínicos, ginecologistas e obstetras, assistente social, nutricionista, psicólogos, dentistas, educador físico, laboratórios de análises clínicas e patológicas. Para receber atendimento, o usuário precisa ser encaminhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou procurar CSE e passar por uma triagem.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Atenção Básica: Clínica Médica; Programa Saúde da Mulher; Ginecologia Obstetrícia; Pré-natal; Puerpério; Preventivo para câncer de útero e de mama; Planejamento Familiar; Climatério; Teste do pezinho; Teste do suor; Pediatria; Imunização de crianças, adultos e idosos. DANT - Doenças e agravos não transmissíveis; Prevenção e controle – Diabetes, hipertensão e Tabagismo; Programa de controle de doenças transmissíveis voltado a doenças endurecidas; Dengue; Programa DOT – tuberculose; Programa MH- Hanseníase; Raiva; DSTS; Hepatites (Desenvolvida em conjunto com o ambulatório de hepatologia).

Atenção Especializada: Ueafto - Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Nedeta - Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Labta – Laboratório de Tecnologia Assistiva; Laboratório de Análises Clínicas; Ambulatório de Dermatologia Clínica e Cirúrgica; Ambulatório de especialidades médicas; Exames especializados; Teste rápido HIV, Sífilis, hepatites B e C; Hidroterapia.
Mais informações: 3131 - 1784 / 3228 - 0510

UNAMA

- CLÍNICA DE ESTÉTICA
A Clínica de Estética da Unama, na avenida Alcindo Cacela, oferece serviços faciais, corporais e capilares a baixo custo. As taxas variam de R$20 a R$25 por serviço. Munidos de documento de identificação com foto, é possível se inscrever para realização dos serviços como limpeza de pele, peeling, rejuvenescimento, clareamento de manchas, acne, redução de medidas, drenagem linfática, massagem, flacidez, gordura localizada, celulite, detox capilar, botox capilar, envelopamento dos fios e cauterização. A clínica funciona na Fisioclínica da Unama de segunda a sexta-feira, de 14h às 17h.
Mais informações: 4009-3069

- FISIOTERAPIA
A universidade ainda oferece serviços de fisioterapia como pilates, fisioterapia neurofuncional, hidroterapia e traumato-ortopedia a baixo custo. A avaliação tem o custo de R$20 e os preços de cada sessão variam de R$10 a R$15. Já a fisioterapia obstétrica é gratuita. Os atendimentos são de segunda até a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Às sextas-feiras, ocorre das 9h às 12h e das 14h às 18h. É necessário ter encaminhamento médico e levar o RG.
Mais informações: 4009-3069

- CLITO (CLÍNICA DE TERAPIA OCUPACIONAL)
A clínica oferece serviços de reabilitação físico-funcional; avaliação e estimulação precoce; avaliação prescrição e treino assistivas: orteses e adaptação para as atividades diárias; estimulação cognitiva para idosos. Funciona dentro da Fisioclínica da Unama, na Alcindo Cacela, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Às sextas, das 9h às 12h e das 14h às 18h. É possível agendar o atendimento presencialmente, munidos de carteira de identidade.

- CLÍNICA DE FONOAUDIOLOGIA
A clínica oferece serviços de avaliação audiológica básica - audiometria, logoaudiometria e imitanciometria; além de avaliação e terapias para transtorno de comunicação. Cada sessão tem um custo de R$10. É necessário realizar cadastro na clínica que fica no Bloco L da Unama Alcindo Cacela, munido de laudo médico e RG.
Mais informações: [email protected]

- CLÍNICAS INTEGRADAS PSICOLOGIA
n Oferece plantão psicológico que dá direito a dois atendimentos gratuitos. Em caso de necessidade de mais sessões após o diagnóstico, cada sessão tem o custo de R$10. É necessário comparecer à clínica, no Bloco F da Unama Alcinco Cacela, para fazer o cadastro. É necessário levar documento de identificação. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; das 13h às 16h e 17h às 21h.
Mais informações: 4009-3012.

- NUTRIÇÃO
O valor de cada sessão varia de R$5 a R$20. Não é necessário apresentar laudo médico, porém, é obrigatória a apresentação de documento de RG. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mais informações: 4009-3012

- NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
O Núcleo oferece atendimento similar à Defensoria Pública, com serviços de assessoria jurídica; assessoria trabalhista; ajuizamento cível; problemas de danos morais; execução; despejo; retificação de registro público; rescisão de contrato; divórcio; pensão alimentícia; investigação de paternidade; criminal; cautelar; alvará; guarda. O atendimento é gratuito para pessoas que tenham renda de até 4 salários mínimos e residam em Belém. Senhas são distribuídas pela manhã e à tarde e as entradas de novos processos ocorrem às segundas e quartas-feiras. O Núcleo funciona na sala AT05 da Unama Alcindo Cacela, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; das 14h às 18h e 18h às 21h.
Mais informações: 4009-3057

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (Ufra)

- PROJETO CARROCEIRO
Oferece atendimento veterinário gratuito para cavalos, jumentos e burros utilizados em trabalhos de tração (carroças) vítimas de maus-tratos. Os animais são encaminhados pelos órgãos de fiscalização, como a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), ou chegam à universidade encaminhados pelo proprietário. O projeto também realiza a orientação aos proprietários desses animais, de forma preventiva, além de realizar ações itinerantes.

- PROJETO VIDA DIGNA
Oferece o serviço gratuito de castração cirúrgica para cães e gatos cujos proprietários tenham baixa renda. Para que sejam atendidos, alguns requisitos precisam ser preenchidos. Após o cadastro, é necessário que seja feita uma doação de sangue ao Hemopa, em nome do projeto.

- PROGRAMA “UFRA SAUDÁVEL”
Oferece diversas atividades esportivas à comunidade, em especial aos moradores da Terra Firme e arredores da universidade. Entre as atividades, são oferecidas as modalidades de hidroginástica, condicionamento físico, circuito aeróbico, caminhada, balé, escolinha de futsal, basquete recreativo, natação e karatê.
Mais informações pelo site.

- PROJETO SEMENTES DIGITAIS
Oferece cursos para pessoas com deficiência intelectual. As aulas são divididas em dois módulos - básico e avançado -, incluindo o aprendizado inicial, de como usar a estrutura de um computador, até noções sobre manutenção de micros.

- PROJETO ENTRELAÇO

Busca promover atividades com fins terapêuticos, educacionais e motivacionais assistidas por animais (como cães e cavalos) para pessoas com deficiência, utilizando uma abordagem interdisciplinar a fim de estimular o desenvolvimento biopsicomotor, a afetividade e a sociabilização dos praticantes.

- VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
O Consultório de Prevenção de Enfermidades Infecciosas e Parasitárias de Cães e Gatos oferece gratuitamente a vacina antirrábica, pois a Ufra funciona como um posto fixo de vacinação antirrábica, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

- OUTRAS VACINAS

As demais vacinas necessárias para cães e gatos são oferecidas pelo Consultório de Prevenção de Enfermidades Infecciosas e Parasitárias a baixo custo. Apenas a vacina antirrábica é gratuita.

- HOSPITAL VETERINÁRIO PROFESSOR MÁRIO DIAS TEIXEIRA (HOVET)
No Hospital são realizados atendimentos a baixo custo nas áreas de clínica geral, clínica cirúrgica, medicina preventiva, reprodução, dermatologia, oftalmologia, cardiologia, além de cirurgias, exames radiográficos, exames ultrassonográficos, exames laboratoriais, exames histopatológicos e necropsia. A consulta custa R$ 50 e é realizada por ordem de chegada, com distribuição de senhas.

CESUPA

- LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS (LAC)
Localizado na Rua Oliveira Belo, o Laboratório oferece serviços técnicos de diagnóstico clínicolaboratorial nas áreas de hematologia, imunologia, citologia, parasitologia, urinálise, bacteriologia e bioquímica. Apresenta uma tabela de preços abaixo do mercado, sendo o exame mais barato realizado por R$ 1. Os procedimentos são realizados pelos alunos sob a orientação de professores com formação específica e experiência na área. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h.
Mais informações: 3241-5799

- CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS (CEMEC)
Conta com uma estrutura de 40 consultórios, 1 sala de primeiros socorros, 1 sala de cirurgia ambulatorial, 4 salas para discussão dos casos clínicos e 2 salas de conferência. Conta ainda com sala de coleta de exames (que são enviados ao Laboratório de Análises Clínicas - LAC), sala de diagnóstico por imagem e de patologia. São realizados atendimentos em diferentes áreas como: Saúde da Criança e Adolescente (Puericultura, Endocrinopediatria, Nefropediatria, Neuropediatria, Neonatologia, Alergia pediátrica, Gastropediatria, Adolescência e Cirurgia pediátrica), Saúde do Adulto nas áreas da Clínica médica (Dermatologia, Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Neurologia, Gastroenterologia, Hepatologia, Pneumologia, Nefrologia, Reumatologia, Hematologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia) e Clínica cirúrgica (Cirurgia ambulatorial, Urologia e Angiologia) Saúde da mulher (Patologias do trato genital inferior, Mastologia, Atendimento à gestante de risco, DST, Ginecologia Endócrina e Climatério); Saúde do Idoso e Saúde Mental. O atendimento é realizado via encaminhamento do SUS e é gratuito.

- LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL (LAN) / CLÍNICA DE NUTRIÇÃODentro do CEMEC, na Almirante Barroso, o laboratório oferta serviços de avaliação e diagnóstico alimentar e nutricional de crianças, adolescentes, adultos e idosos; atendimento médico em pediatria e clínica geral; atendimento nutricional; educação alimentar e nutricional. O atendimento é realizado somente via encaminhamento do SUS e é gratuito. O funcionamento é de 7h às 12h e das 14h às 18, de segunda a sexta-feira.
Mais informações: 3205-9016

- CLÍNICA DE ODONTOLOGIA
Atualmente conta com vagas somente para os serviços de atendimento de urgência e emergência, em que são destinados 5 atendimentos por dia na parte da manhã (a partir das 7h30) e 5 pela parte da tarde (a partir das 13h). O atendimento é realizado por ordem de chegada dos pacientes. A clínica funciona na Nove de Janeiro, 927, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h.
Mais Informações: 3266-2041

- CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
Localizada na Rua João Balbi (1327), oferece atendimentos a custos abaixo do mercado. O valor é variável dependendo do pacote de sessões que o paciente necessita e pode ir de R$ 60 a R$ 80 por pacote. A clínica funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h. Entre os atendimentos da Clínica de Fisioterapia do Cesupa estão as áreas de:

  • Fisioterapia em Uro-gineco-obstetrícia: Pré e Pós-parto, Prolapsos (queda de bexiga), Pós-operatório de histerectomia, Incontinência Urinária e Menopausa.
  • Fisioterapia Cárdio-respiratória: Pré e pós operatórios de cirurgia cardíaca, pulmonar e bariátrica, doenças respiratórias.
  • Fisioterapia Neurológica: Atraso do desenvolvimento infantil, sequelas de AVC, Paralisias, Traumatismo Raquimedula e comprometimentos neurológicos em geral.
  • Fisioterapia Traumato-ortopédica: Reabilitação de disfunções músculo-esqueléticas (fraturas, dores musculares, coluna, lesões ortopédicas em geral).
  • Fisioterapia Reumatológica: Tratamento de tendinites, bursites, qualquer disfunção articular, dores nas articulações, gota, artrite, reumatoide e fibromialgia.
  • Fisioterapia Dermato-funcional: Cicatrizes, pós-operatório de cirurgia plástica, estrias e celulite.

Mais informações: 3246-3416

- NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ)
O Núcleo de Prática Jurídica do Cesupa destina-se à aplicação prática do aprendizado dos acadêmicos de Direito, a partir do oitavo período, que atuam no atendimento aos clientes e na solução de casos concretos, prestando serviços de assistência jurídica às pessoas carentes. O núcleo fica na Alcindo Cacela, 980, e funciona de segunda a quinta-feira: de 8h às 11h20 e 15h às 18h. Sexta-feira de 8h às 11h20. Mais informações: 4009-9185

- CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS (CDH)
A Clínica atualmente presta atendimento à comunidade por meio de parcerias firmadas com a subseção Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) e com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (Apae Belém). Mais informações: 4009-9185

- CLÍNICA DE COMBATE AO SUPERENDIVIDAMENTO
Através da realização de oficinas acerca da educação financeira, atua na mediação entre consumidores em situação de superendividamento e as instituições financeiras. Para ser atendido, o consumidor deve ser maior de 18 anos e ter renda de até 10 salários mínimos. Após a inscrição, o consumidor irá participar de uma entrevista cadastral. O atendimento é realizado no Núcleo de Prática Jurídica do Cesupa, na Alcindo Cacela (980), de segunda a quinta-feira, de 8h às 11h20, e 15h às 18h. Às sextas-feiras de 8h às 11h20. Mais informações: 4009-9185

- NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO JÚNIOR (NIEJ)
Tem como missão o desenvolvimento de comunidades através do empoderamento das pessoas, oferecendo ações empreendedoras em diversas áreas. O Niej realiza projetos que atendem diferentes comunidades da Região Metropolitana de Belém e do interior com foco nas áreas de saúde, empreendedorismo, social, econômica, jurídica, entre outras.
Mais informações: 4009-9124

ESTÁCIO

- NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
Oferece orientações jurídicas, elaborações de petições, realizações de conciliações e acordos extra judiciais. Dá prosseguimento a essas ações quando se fazem necessárias diante de processos judiciais nos órgãos competentes. Advogados fazem audiências pra esses clientes, tudo de forma gratuita. O núcleo está localizado tanto na Unidade FAP (Rua Municipalidade) e Castanhal (Rodovia BR-316, Km 60). Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta de 8h às 20h, com intervalo de almoço de 12h às 14h50. Aos sábados o atendimento é de 8h às 12h.
Mais informações: 3198-1336

- LABORATÓRIO PROJETE
Dentre os serviços prestados, há a elaboração de Planejamento estratégico, mapeamento de processos, pesquisa de mercado. O laboratório funciona na Unidade FAP no período de segunda a sexta, de 10h às 12h e de 16h às 20h
Mais informações: 3198-1342

- NAC - NÚCLEO DE APOIO À CARREIRA
Elaboração de currículo para a comunidade. Funciona na Unidade FAP, de segunda a sexta, de 10h às 12h e de 16h às 20h.
Mais informações: 3198-1342

- ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA DE INTERESSE SOCIAL DA ESTÁCIO – E+ESTÁCIO
Serviço de edificações de uso comum e sem fins lucrativos, como por exemplo creches e centros comunitários, localizadas em comunidades carentes sem condições financeiras de contratar serviços de arquitetura ou engenharia. O E+Estácio produz os projetos e orçamentos de acordo com as necessidades da comunidade, respeitando as normas e a legislação vigente, e oferece a documentação de projeto de maneira gratuita e sem fins lucrativos. O escritório funciona na Unidade Belém, na av. José Malcher, 1148.
Mais informações: [email protected]

- FEIRÃO DE IMPOSTO DE RENDA
Tem como objetivo prestar auxílio à comunidade para gerar a declaração do imposto de renda. Na Unidade Belém funciona no dia 10/04, no período de 9h às 11h30 e de 15h às 18h. Já no dia 26/04 funciona no horário de 9h às 11h30.

Fontes: Assessorias de comunicação de cada instituição de ensino.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias