plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Sem braços, menina de 7 anos dá lição de determinação; saiba como ajudá-la

Jennifer Furtado nasceu sem braços. Com isso, desde os primeiros anos de vida, enfrenta olhares de susto, compaixão ou surpresa. Mas, na verdade, a criança de 7 anos nunca deu a isso grande importância. Tanto com os irmãos, como com os amiguinhos, Jennife

Jennifer Furtado nasceu sem braços. Com isso, desde os primeiros anos de vida, enfrenta olhares de susto, compaixão ou surpresa. Mas, na verdade, a criança de 7 anos nunca deu a isso grande importância. Tanto com os irmãos, como com os amiguinhos, Jennifer se enxerga igual. Para a menina, a condição de pobreza em que vive a família é um obstáculo bem maior do que sua condição.

Jennifer, que atualmente mora na ilha de Cotijuba, em Belém, junto com os pais e mais quatro irmãos, faz tudo com os pés. Vê desenhos no celular, escreve e pinta, tanto em casa como na escola onde frequenta a 1ª série. A menina é cheia de sonhos e quer ser médica quando crescer. Por enquanto, se diverte bastante com seus irmãos nas brincadeiras pelas proximidades da praia Vai Quem Quer. A doçura infantil é muito maior do que as dificuldades que se apresentam diariamente.

A família foi parar no local após ser despejada do pequeno cômodo onde viviam, no distrito de Icoaraci. No local onde hoje vivem, as condições que se impõem são severas. Sem recursos, a família ergueu lonas em quatro pilares de madeira, suspendeu telhas improvisadas, e ali se instalaram. A história da criança repercutiu, primeiro na própria ilha, e em seguida para Sandro Branco, um filantropo de livre iniciativa, que há anos dedica parte de seu tempo e orçamento a ajudar pessoas. Logo, os trabalhos de mobilização começaram.

“Quando tive acesso à história dela fui atrás investigar. Queria saber se era verdade. Atravessei para Cotijuba sem saber o endereço, só com uma foto, perguntando pra todo mundo onde aquela menina morava. Alguns mototaxistas me disseram, e quando cheguei ao local e vi a situação, chorei igual uma criança. As condições são desumanas, e mesmo assim, ela está sempre com o sorriso no rosto”, disse Sandro à reportagem, ainda com a voz embargada.

Com recursos próprios e de amigos, Sandro conseguiu uma cadeira adaptada, material escolar novo, além de um tratamento dentário para a pequena Jennifer (Fotos: Sandro Branco)

Vaquinha com Amigos e Mãos à Obra

Diante da situação, Sandro começou a agir. Mobilizou amigos e todos os contatos que tinha, divulgando a história de Jennifer e pedindo ajuda para a compra do terreno onde a família estava (era emprestado), e a construção imediata de uma casa. O resultado foi um sucesso.

“Criamos uma equipe de amigos para arrecadar recursos e compramos o terreno que ela morava por R$ 500. É um terreno muito pequeno, e então compramos o da frente para dar mais espaço, por mil reais. Agora, estamos tentando recursos para a construção da casa da Jennifer”, relata Sandro, que já conseguiu levantar parte da construção.

“Conseguimos cinco mil tijolos e levantamos um pouquinho da casa já. A solidariedade contagia. Os próprios pedreiros trabalharam de graça pela causa”, conta.

Com cinco mil tijolos, parte da casa já foi levantada. O sorriso de Sandro é de pura gratidão (Foto: Sandro Branco)

Sandro decidiu divulgar a história de Jennifer, não por promoção pessoal como ele mesmo faz qustão de dizer, mas para tentar arrecadar os recursos que faltam para o término da obra. De acordo com Sandro, é necessário cimento, telhas, pernamancas e cerca de oito mil tijolos. As pessoas que possam ajudar com materiais de construção podem entrar em contato direto com Sandro, através do número (91) 98010-4050.

(Igor Wilson/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias