plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PARÁ

Encontro de quadrinistas abre aniversário de 148 anos da Biblioteca Arthur Vianna

Diálogos curtos entre personagens mitológicos do imaginário amazônico norteiam as histórias em quadrinhos ilustradas por Robson Marone nas revistinhas “Mundo das Trevas”. O cenário paraense, mas ligado ao vocabulário “papa-chibé”, também é inspiração

Diálogos curtos entre personagens mitológicos do imaginário amazônico norteiam as histórias em quadrinhos ilustradas por Robson Marone nas revistinhas “Mundo das Trevas”. O cenário paraense, mas ligado ao vocabulário “papa-chibé”, também é inspiração para os personagens e as histórias divertidas de “A Turma do Açaí”, do designer gráfico Rosinaldo Pinheiro, que mostra o dia a dia de uma família ribeirinha, numa palafita, sem computador.

Juntos, eles são destaque na exposição de HQs que abre nesta segunda o 2o Encontro de Quadrinistas e Escritores do Pará, também organizado pela dupla. O evento integra a programação de aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna, celebrado hoje, e que segue com várias atividades até a sexta-feira, 29, tudo com entrada franca. Organizado na Gibiteca da Arthur Vianna, Robson conta que o Encontro de Quadrinistas propõe o incentivo à leitura, além da troca com o público.

“Tivemos essa ideia de juntar quadrinistas e escritores para de bater sobre a arte fantástica. Nosso folclore é muito rico e diversificado. Então, buscamos parcerias para incentivar a leitura sobre esse nicho, que pode gerar frutos”, analisa. Os escritores Walcyr Monteiro, Luiz Peixoto, conhecido como “Jabutigão”, AJ Moraes, Norma Teixei- ra, Joécio “Jojoca” Lima e Juraci Siqueira também participam do evento.

“São escritores reconhecidos pelo público, símbolos da nossa produção literária”, destaca Rosinaldo. O encontro ocorrerá em dois turnos, com a realização de palestras e oficinas. Amanhã, no início da tarde, tem a palestra “Quadrinhos Educacionais”, ministrada por Ricardo Ono. Depois, a palestra “Narrativa Visual, a Estética dos Quadrinhos”, com o quadrinista Volney Nazareno. “Também haverá bate-papos, oficinas de HQs, feirinha de gibi, com troca e venda de revistinhas e produtos associados”, ressalta Robson.

Outra atividade dentro do Encontro de Quadrinhistas e Escritores será um concurso de desenho direcionado a crianças com idade de 10 a 14 anos, com o objetivo de estimular a criatividade e interesse pela cultura regional.

As atividades também são uma forma de reverenciar os trabalhos desenvolvidos na Gibiteca, tradicionalmente um ponto de encontro e mesmode formaçãodenovos artistas, como o próprio Rosinaldo Pinheiro. Nascido em Igarapé-Miri, foi na Gibiteca que, há mais de 20 anos, ele começou a desenvolver suas técnicas de desenho e roteirização para criar “A Turma do Açaí”. “Sou da época do ‘Ponto de Fuga’, um dos meus professores é Gian Danton”, pontua Rosinaldo, fazendo referência ao fanzine que rendeu uma geração de artistas visuais. “Valorizo muito nossa linguagem do papa chibé, paraoara, novos talentos e acredito que iniciativas como esta dão um gás para a Gibiteca”, acredita o ilustrador.

Ocupação torna vivo espaço da biblioteca

Além da Gibiteca, a bibliotecária e coordenadora da biblioteca, Socorro Baía, informa que as atividades comemorativas ao aniversário da Biblioteca Arthur Vianna serão divididas entre espaços como a Seção de Obras Raras, a Fonoteca Satyro de Mello, a Brinquedoteca, a Seção Audiovisual, o auditório, entre outros. Também haverá realizações no hall principal do prédio da FCP e na Biblioteca Carmen Souza, que fica no Espaço Curro Velho.

Serão palestras, exibições de filmes, oficinas, contação de histórias e exposições com entrada franca. “Todos os anos, desde que a biblioteca foi fundada, essa programação é feita. Acredito que a maior importância de fazer isso é incentivar e promover a leitura, além de atrair o público para os nossos espaços. É uma forma de aproximar esse público da biblioteca”, analisa Socorro, também uma riqueza da biblioteca, há 40 anos dedicando-se ao espaço.

“A gente sempre tenta mostrar essa história da biblioteca, como um espaço de conhecimento, leitura, de acesso à informação, e de muita importância para a comunidade”, considera.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias