plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Governador reinaugura escola e abre ginásio para estudantes

Seguindo com a agenda do projeto “Governo por todo o Pará” no Oeste do Estado, o governador Helder Barbalho reinaugurou, no início da tarde desta sexta-feira (22), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Everaldo Martins, que atende cerca

Seguindo com a agenda do projeto “Governo por todo o Pará” no Oeste do Estado, o governador Helder Barbalho reinaugurou, no início da tarde desta sexta-feira (22), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Everaldo Martins, que atende cerca de 950 estudantes , no município de Trairão.

O colégio, considerado a instituição de ensino mais importante do município, tem 35 anos de história e nunca tinha recebido uma reforma dessa amplitude. É um sonho antigo da população, que agora se tornou realidade por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

Segundo o diretor do Ensino Médio da escola, Cleocir Blauth, as instalações do colégio estavam precárias, o que influenciava diretamente no desempenho dos alunos e rendimento dos professores.

“Hoje, percebemos uma grande diferença, pois os alunos têm orgulho, têm alegria em vir pra cá. E os profissionais também tiveram a sua autoestima elevada. Só podemos agradecer ao governador por esse presente”, agradeceu ele, que está na instituição desde 2006.

A aluna Taíssa Miranda, de 16 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio, reiterou. “As nossas salas eram quentes e apertadas, o que era muito ruim pra nós. Agora, temos uma escola mais ampla e climatizada, dá mais vontade de estudar”, comemorou. Acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale, Helder Barbalho recebeu homenagens dos alunos logo que chegou ao local. Ele descerrou a fita e a placa de inauguração junto a estudantes e ao lado da secretária de Estado de Educação, Leila Freire.

Em seguida, o governador conheceu alguns setores do colégio, como o laboratório de informática, copa-cozinha e biblioteca. “Apesar das dificuldades, temos buscado a eficiência, a eficácia e a equidade nesse trabalho à frente da educação no Estado. Não importa onde tenha um aluno nosso, se numa comunidade quilombola, numa aldeia indígena ou num município mais distante da capital. Todos merecem ter um ensino de qualidade”, frisou Leila Freire.

COMPROMISSO

O governador parabenizou os estudantes da Escola Everaldo Martins, cujo nome homenageia um político da região já falecido, pela obra de revitalização e desejou sucesso a todos. Reiterou sua posição de crer na educação como único caminho eficiente de transformação social e se comprometeu com outras obras importantes para o município, como o ginásio de esportes, iniciado na gestão passada e inacabado, e o asfaltamento de ruas da cidade.

A agenda de trabalho em Santarém incluiu ainda a inauguração do Ginásio Poliesportivo do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Sargento Kenedy. Idealizado pelo projeto da Polícia Militar “Cidadão do Futuro”, o ginásio recebeu verba do Ministério do Trabalho para ser construído.

O espaço deve atender 6 mil crianças da comunidade, com estrutura para a prática de futsal, vôlei e diversas artes marciais, além de aulas de iniciação musical. A meta é também atender as demandas de escolas públicas dos bairros próximos.

Terminal hidroviário deve ser concluido em 2020

O governador Helder Barbalho esteve ainda na sexta (22) no local onde está sendo construído o Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santarém, no oeste do Pará, no bairro da Prainha.

A obra fica na instalação da antiga fábrica Tecejuta. O complexo, cuja construção já atingiu 40% das obras físicas, precisa ser retomado, mas com ajustes no projeto original para melhor atender às necessidades dos usuários. A determinação do governador foi acelerar os trabalhos, concluir a obra e garantir o início do funcionamento do terminal.

Helder visitou obras do terminal de Santarém. (Foto: Marco Santos/Agência Pará)

Na próxima quinta-feira (28) haverá uma reunião entre representantes da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e Secretaria de Planejamento (Seplan) e do Consórcio Tapajós, vencedor da licitação para execução da obra.

O objetivo é sanar todos os problemas identificados, “Em função da comunicação feita pelo próprio consórcio de alguns equívocos de projetos e algumas necessidades de ajuste, nós estamos com prazo de conclusão, no máximo, em um ano”, anunciou Helder Barbalho.

O terminal terá 5,6 mil metros quadrados de área. Serão sete balsas acopladas e um píer de 200 metros para o embarque e desembarque simultâneo de 17 barcos, além de um terminal de passageiros com 3,6 mil metros quadrados. Depois de concluído o Terminal será um dos mais modernos do Brasil, devendo movimentar, em média, entre 50 e 60 mil passageiros por mês.

Barco fará atendimento previdenciário nos municípios

Ainda dentro da agenda do Programa Governo Por Todo o Pará em Santarém, Helder Barbalho participou da inauguração do PrevBarco, unidade móvel e flutuante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vai levar atendimento previdenciário às comunidades da região fluvial do oeste do Pará. Helder fez questão de estar no evento e conferir as instalações do barco que irá levar atendimento à população ribeirinha do Estado.

A embarcação batizada de “Barão do Amazonas”, vai contar com oito tripulantes e seis servidores na equipe de atendimento, com estimativa de 1,2 mil atendimentos em cada viagem. O PrevBarco possui sala de espera de atendimento com capacidade para 45 pessoas, seis balcões de atendimento, além da estrutura para a equipe que estiver trabalhando durante os dias a bordo e isso inclui cabines, banheiros e até academia.

O barco navegará pelos Rios Tapajós, Trombetas, Amazonas, Nhamundá e Xingu. A primeira viagem será entre os dias 7 e 26 de abril de 2019, para os municípios de Óbidos e Oriximiná. A segunda viagem do PrevBarco será de 28 de abril a 18 de maio para as cidades de Faro, Terra Santa e Juruti.

Na terceira viagem, a unidade flutuante irá para Senador José Porfírio, Almeirim e Prainha, no período de 25 de maio a 19 de junho e, na quarta viagem, navegará pelo Rio Tapajós para Brasília Legal e Aveiro.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias