plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Governo recebe demandas da população e inaugura classe hospitalar em Santarém

As principais demandas e necessidades da Região de Integração Baixo Amazonas foram discutidas, a partir do olhar da própria sociedade, durante a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, realizada na manhã de ontem (21), no auditório

As principais demandas e necessidades da Região de Integração Baixo Amazonas foram discutidas, a partir do olhar da própria sociedade, durante a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, realizada na manhã de ontem (21), no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém. A abertura da audiência foi realizada pelo Governador Helder Barbalho em meio às atividades do programa Governo Por Todo o Pará.

O governador Helder Barbalho explicou que o PPA tem como missão representar as expectativas da população pelos próximos quatro anos, considerando que ele passa a ter validade a partir do segundo ano de mandato do governo. “Este é o primeiro plano confeccionado e construído pela nossa gestão, o que permite que o mesmo possa retratar aquilo que nós dialogamos com a sociedade, como plano de governo que nós registramos no Tribunal Regional Eleitoral e que a população foi às urnas, avaliou, e escolheu”, destacou.O governador pontuou ainda, que através das sugestões e apontamentos realizados pela população serão consolidadas as metas e diretrizes que, posteriormente, serão avaliadas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para que possam vir a se transformar em lei.

EFICIÊNCIA

Cumprido todo esse processo, o PPA irá nortear os orçamentos que serão apresentados pelo Governo ano a ano, até 2023. “A sociedade vai participar de todo esse processo para que, ao fim desta discussão, possamos ter retratado no Plano uma bússola com as orientações daquilo que o governo deve fazer”, reforçou Helder Barbalho.

A Secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, adiantou que o plano é balizado em premissas importantes como a descentralização como forma de fortalecimento dos municípios e da redução das desigualdades regionais; a transparência pública; a participação social; a eficiência da máquina e a inovação.

HOSPITAL GANHA CLASSE HOSPITALAR PARA INTERNADOS

Já no início da tarde, o governador e a primeira-dama, Daniela Barbalho, visitaram o Hospital Regional do Baixo Amazonas, onde inauguraram, junto com o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, a primeira classe hospitalar da casa de saúde, que passa, a partir de agora, a atender os pacientes em idade escolar internados para tratamento.

Helder inaugurou classe com ensino para quem faz tratamento. Foto: Agência Pará

A visita foi acompanhada pelo secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, e deputados estaduais.Logo na chegada, o governador e a primeira-dama foram homenageados por crianças da ala oncológica com flores. Em seguida, Helder fez questão de conhecer alguns setores do hospital. A sala onde vai funcionar a classe hospitalar deverá atender 16 pacientes internados no hospital, inicialmente.

AÇÃO CIDADANIA REALIZA 5 MIL ATENDIMENTOS

Na Escola Estadual Madre Imaculada foi montado um grande centro de serviços direcionados à população, ainda ontem, com a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. Secretarias e outros órgãos do Estado, além do Sebrae, concentraram os serviços no mesmo local e realizaram 5.309 atendimentos. Tudo isso, em cerca de sete horas de evento. De acordo com Ray Tavares, presidente do ParáPaz, os serviços mais procurados foram emissão de documentos e atendimentos de saúde. O Sebrae também esteve com uma equipe na ação com uma programação direcionada aos empreendedores da região.

A costureira Nelma Pinto conseguiu consulta com o endocrinologista. “Fiquei mais aliviada, porque eu estava com uma alteração na minha tireoide e estava preocupada. Ações como essa têm que ser feitas mais vezes, sempre!”, sugeriu Nelma. No mesmo dia, Helder Barbalho, e o vice-governador, Lúcio Vale, participaram da sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). O evento ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e teve a presença de 28 deputados, além de vereadores do município; do presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cipriano Sabino; e do procurador de Justiça do Estado, Gilberto Martins.

O vice-governador do Estado, Lúcio Vale, disse que esse novo formato de governo vai aproximar o Executivo da população. “Ontem atendemos mais de 20 prefeituras. Ouvimos de cada prefeito as demandas da sua cidade e agora podemos executar políticas públicas que vão de encontro ao que é interessante para o município”, pontuou.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias