plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Theatro da Paz ficará fechado para receber reforma a partir desta quarta (13)

O Theatro da Paz, um dos locais mais representativos e importantes da cultura paraense, passará por obras de manutenção e restauro nos próximos meses. A reforma ocorre em função de problemas na cobertura estrutural do prédio, que vem causando infiltrações

O Theatro da Paz, um dos locais mais representativos e importantes da cultura paraense, passará por obras de manutenção e restauro nos próximos meses. A reforma ocorre em função de problemas na cobertura estrutural do prédio, que vem causando infiltrações e fissuras no forro de estuque, além de haver a presença de vegetação aérea na fachada. A casa completou, no último dia 15 de fevereiro, 141 anos de história.

O investimento do Governo do Estado nas obras será de R$ 1 milhão de reais, divididos em duas etapas. A primeira inicia nesta quarta-feira (13) e vai até o dia 30 deste mês, quando serão beneficiadas com melhorias a entrada e a fachada do prédio, locais de circulação de pessoas. Por conta disso, o teatro fica fechado para espetáculos e visitações até a conclusão dos trabalhos.

Na segunda fase, já com o local aberto, serão realizados serviços internos para tratar principalmente as infiltrações. Serão feitos o grampeio e a reforma da cobertura; troca da manta por um revestimento de alumínio; reforma da estrutura da calha, que está com fissuras; dos camarins; das cadeiras de palha que compõem a sala de espetáculo; e a pintura total do Theatro da Paz. A estimativa é que toda a obra seja concluída no fim do mês de julho.

A Secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, afirma que esse será um trabalho constante e realizado dentro do tempo previsto, para liberar o espaço o mais rápido possível ao povo paraense. “O teatro precisa de uma manutenção permanente. Estamos em uma região com muita chuva e umidade, esse cuidado tem que ser constante. A última grande reforma foi em 2002. É um prédio histórico, qualquer tipo de intervenção que se faça tem que ter cuidado com as linhas originais. Mas vamos dar celeridade, para que possamos entregar dentro do prazo previsto”, enfatizou.

Ações Secult

O Theatro da Paz não será o único local que será reformado. Foi escolhido como primeiro por conta das demandas devido ao calendário de eventos quase sempre cheio durante todo o ano, mas ainda será contemplado o Museu do Estado do Pará (MEP), que teve danos recentes, e, posteriormente, o Museu de Arte Sacra, que apresenta infiltrações, mas por não ter risco de desabamento será beneficiado em uma segunda etapa.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias