plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Algas marinhas 'invadem' praias de Salinópolis

Algas marinhas mudaram completamente o cenário das praias de Salinópolis na manhã desta terça-feira (12) e surpreendeu moradores e turistas da cidade, no nordeste paraense. Essa não é a primeira vez que o fenômeno é registrado, o último foi em 2015 e em g

Algas marinhas mudaram completamente o cenário das praias de Salinópolis na manhã desta terça-feira (12) e surpreendeu moradores e turistas da cidade, no nordeste paraense. Essa não é a primeira vez que o fenômeno é registrado, o último foi em 2015 e em grande quantidade.

“Essas algas são pelágicas, ou seja, crescem na superfície do mar e não no fundo. As duas espécies (Sargassum natans e Sargassum fluitans) vivem muito bem flutuando na superfície ou logo abaixo do primeiro metro de água, elas são bem rasas. São essas duas espécies em questão que causam esse fenômeno de "encalhe", explicou o professor de Biologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), José Eduardo Martinelli Filho.


(Foto: Adly Silva/Portal do Sal)

Ele afirma ainda que o fenômeno é de larga escala e pode ser observado também na costa atlântica da África, na costa norte do Brasil, na região do Caribe e na área sul da América Norte, onde estão situadas a costa atlântica do México e dos Estados Unidos.

“São áreas onde essas algas aparecem em maiores quantidades”, complementa o professor, que ressalta a importância de reutilizar as algas marinhas como adubo ao invés de jogá-las no lixo. “Elas não oferecem risco, não liberam nenhum tipo de toxina e podem ser reutilizadas como adubo”, afirma.

EXPLICAÇÃO

As causas do fenômeno são várias, mas o professor pontuou duas: a primeira referente a temperatura da superfície da água do mar e a segunda, por conta do lançamento de esgoto e nutrientes.

"A literatura científica diz que a água do mar está ficando mais quente e isso se deve ao aquecimento global, mas tem outra hipótese, por causa dos lançamento de esgoto e nutrientes para a água do mar. Então, cada vez mais, as populações humanas, as cidades costeiras, jogam esgoto no mar e essa grande quantidade aumenta a quantidade de nutrientes na água".

Assista ao vídeo abaixo:

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias