plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Doações de leite ainda não são suficientes

O Banco de Leite do hospital materno-infantil da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, contabilizou 245 litros de leite coletados em janeiro deste ano. O quantitativo representa a soma da coleta feita pelo Projeto Bombeiros da Vida, doaçã

O Banco de Leite do hospital materno-infantil da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, contabilizou 245 litros de leite coletados em janeiro deste ano. O quantitativo representa a soma da coleta feita pelo Projeto Bombeiros da Vida, doação interna e o que foi coletado pelas mães que retiram leite para seus bebês. Embora o volume tenha atendido a todos os bebês prematuros, ainda não é suficiente para contemplar na totalidade os recém-nascidos internados na Unidade Neonatal.

Deste total, 149 litros vieram de doações externas, captadas pelos Bombeiros da Vida. E, de acordo com Vanda Marvão, nutricionista e integrante da coordenação do Banco de Leite Humano, o número de coletas externas ainda é considerado baixo, pois atende somente de 30% a 40% da demanda de bebês internados.

“Teria que dobrar esse quantitativo para atingir ao menos 80%. Há outros bebês de risco, que não são prematuros, e que também precisam de leite humano. As causas são variadas como infecções de vias digestivas, intolerância às fórmulas comerciais de leite, bebês cirúrgicos e outros”, pontua.

Atualmente, a Santa Casa possui 160 leitos para as crianças e a maioria precisa muito dessas doações. Os motivos são vários, entre eles prematuridade, por não conseguirem mamar, por enfermidade das mães ou mesmo pela não produção de leite materno. Mensalmente, cerca de 850 a 900 crianças nascem no hospital. Segundo Vanda, mais de 200 bebês ficam internados no hospital, prioritariamente os prematuros que não sugam, necessitam de doações de leite materno para receber até oito alimentações por dia.

Deste total, em torno de 50% das crianças nascidas são prematuras e com baixo peso. Em janeiro haviam 221 doadoras cadastradas no Banco de Leite. Mas para suprir essa demanda, esse número também precisa dobrar. O hospital necessita hoje manter uma média de 400 a 500 doadoras de leite, que manteriam o estoque mensal.

DOAÇÃO

“A importância da doação para o banco de leite é atender esses bebês internados com leite humano, que vai suprir suas necessidades digestivas e de nutrientes. São bebês que têm limitações e que a área digestiva ainda não amadureceu o suficiente para receber outros tipos de leite”, pontua. Ela diz ainda que a prioridade é o leite da mãe. Devido à prematuridade, os bebês muitas vezes não conseguem sugar, a mama da mãe não é estimulada, o que diminui a sua produção de leite. Com isso, as crianças necessitam ser alimentadas por sonda.

“Qualquer mãe que esteja amamentando pode se tornar doadora. Se tiver excedente de leite pode fazer a doação ou doar em momentos em que a mama esteja cheia, por algum motivo, e que precisa retirar esse leite”, explica Vanda. Para se tornar doadora basta que a mãe ligue para os telefones da Santa Casa ou se cadastre diretamente no site.

BANCO DE LEITE

O Banco de Leite é o centro promotor da lactação. É responsável pelas atividades de coleta, seleção, classificação, pasteurização, avaliação microbiológica e pela estocagem do leite materno que é distribuído de acordo com a necessidade dos bebês internados na Santa Casa. Além dos prematuros abaixo de 1.500 gramas, também recebem o alimento os bebês que apresentem alergias, infecções gastrointestinais, filhos de mães soropositivas e os bebês que estão iniciando a nutrição.

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

Os Bombeiros da Vida entregam o kit à mãe que deseja ser doadora, na casa dela. É composto por touca, máscara e frasco de vidro com rótulo. A doadora recebe toda a orientação necessária para fazer o procedimento correto de doação.

A população em geral também pode ajudar doando vidros para armazenar o leite. Os frascos aceitos são os de vidro de café solúvel ou maionese de 180 ml a 380 ml com tampas de plástico

IMPORTÂNCIA

O leite humano protege o bebê contra doenças como a obesidade, o diabetes, colesterol, entre outras, pois a criança que mama aprende a trabalhar desde cedo a saciedade. Mais que isso, o alimento é responsável por salvar muitas vidas, já que atua no combate à redução da morbimortalidade infantil e neonatal.

SERVIÇO

Mulheres que tenham interesse em doar podem entrar em contato pelo telefone (91) 4009-2311 (24h) ou pelo site da Santa Casa (http://www.santacasa.pa.gov.br/doadoras). A doadora não precisa ir até a Santa Casa. Uma equipe do projeto Bombeiros da Vida faz a coleta no domicílio.

Também é possível realizar o cadastro via e-mail, através do [email protected] via WhatsApp no (91) 98423-9845. Pessoalmente, a doadora pode se dirigir até a Santa Casa. O cadastro é feito no 3º andar da Unidade Materno Infantil, no setor Banco de Leite/BLH.

Os frascos devem ser entregues na portaria da Santa Casa (no prédio centenário), na rua Bernal do Couto, com a avenida Generalíssimo Deodoro. Mais informações podem ser obtidas de segunda-feira a sexta-feira, pelos números 4009-2311/2212/0375.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias