plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Saiba como se proteger das doenças típicas do período chuvoso

Nos primeiros meses do ano as chuvas se intensificam e os alagamentos tornam-se constantes em várias partes de Belém. Para além dos prejuízos no trânsito e aos moradores dessas áreas, nesse período do ano aumentam os casos de doenças da época como as grip

Nos primeiros meses do ano as chuvas se intensificam e os alagamentos tornam-se constantes em várias partes de Belém. Para além dos prejuízos no trânsito e aos moradores dessas áreas, nesse período do ano aumentam os casos de doenças da época como as gripes, resfriados, leptospirose, dengue, diarreias e hepatite A. Alguns cuidados podem ajudar a prevenir a ocorrência de contaminação.

Para o médico Lourival Marsola, infectologista do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), esse período ressalta o problema da ausência do saneamento básico. “Existem questões como valas abertas, roedores e lixo urbano. Quando chove isso tudo vem à tona e as doenças que podem ser veiculadas pela água aumentam nesse período”, pontua.

A leptospirose, por exemplo, é transmitida pela bactéria chamada Leptospira. É uma doença que pode ser grave e é, principalmente, transmitida pela urina do rato. Segundo o médico, as chuvas possibilitam um contato maior com a água parada e que pode conter urina de roedores.

“A leptospirose é uma doença febril aguda, caracterizada por dores no corpo, dor de cabeça intensa e febre alta”, explica o médico, ressaltando que a doença pode evoluir para formas mais graves, podendo acometer órgãos como rins, fígado, pulmões e o coração.

Já a hepatite A é uma doença infecciosa transmitida via oral e, por não haver saneamento básico adequado, as fezes contaminadas com esse vírus acabam entrando em contato com o indivíduo, contaminando alimentos. A pessoa adquire a doença pela boca, ao comer ou beber algo contaminado com o vírus. Hábitos de não lavar as mãos após ir ao banheiro é outra forma de contaminação.

A maioria dos casos é assintomático, mas alguns apresentam quadros leves, que também lembram as viroses, como mal-estar e febre baixa. O quadro clássico é quando a doença se localiza no fígado, apresentando enjoos, dor no lado direito da barriga e inflamação do fígado que leva a cor amarelada em olhos, pele e urina.

DIARREIA

A diarreia aguda é transmitida por enterovírus. Há quadros também de intoxicação ou transmissão por micro-organismos que estão presentes no saneamento básico inadequado, como a ameba, os vírus intestinais e bactérias. A pessoa infectada apresenta um quadro febril agudo com diarreia. “Crianças são mais acometidas porque elas costumam ter maior contato com águas de esgoto, chuva e outros”, diz.

DENGUE E GRIPE

Uma outra doença comum do período de chuvas é a dengue, uma vez que a chuva possibilita o armazenamento de água parada, o que facilita a multiplicação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A ocorrência de gripe também se torna mais frequente nesta época do ano, justamente por ser um período de mais chuvas e temperaturas mais baixas. A gripe é uma virose, já que é transmitida pelo vírus Influenza. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, ao falar, tossir ou espirrar. Isso acaba disseminando a doença mais facilmente. “A gripe é uma doença bem característica que apresenta febre alta e dor no corpo. É uma doença grave que pode complicar e levar a uma pneumonia”, afirma.

PREVENÇÃO (FONTE: Lourival Marsola, infectologista do Barros Barreto)

Entre as medidas preventivas estão melhorias no sistema de saneamento básico da cidade, destinação correta do lixo doméstico, além de bons hábitos de higiene e vacinação

Para a gripe e a hepatite A existe vacinação disponível

Já para a leptospirose, dengue e vírus intestinais, a melhoria no saneamento básico é a principal forma de prevenção

Se for limpar a vala e a fossa, utilize luvas de cano alto. Essas orientações são importantes, assim como verificar os reservatórios de água, virar vasos e vasilhames e não deixar acumular água parada em tampas e garrafas

Outra medida para prevenir doenças como diarreia e hepatite A são as boas práticas de higiene como lavar as mãos após utilizar o banheiro e lavar bem os alimentos

DIFERENÇAS ENTRE VIROSES E GRIPES

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza e é mais grave. Entre os sintomas estão febre alta, dores no corpo e prostração. A gripe pode, inclusive, evoluir para pneumonia.

Resfriado é uma infecção mais leve, acompanhada de espirros, mal-estar na garganta, moleza e febre baixa, que raramente evolui para uma forma grave. Para gripes existe vacina, para resfriados não.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias