plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Marabá registra 14 novos casos de aids durante o Carnaval

Pelo menos 14 novos casos de HIV/Aids foram identificados nas ações promovidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, em Marabá, durante os cinco dias de Carnaval no município. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo órgão.  Durante

Pelo menos 14 novos casos de HIV/Aids foram identificados nas ações promovidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, em Marabá, durante os cinco dias de Carnaval no município.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo órgão.

Durante os cinco dias de carnaval (01 a 05 de março), o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada de Marabá realizaram 2.132 testes rápidos em todos os locais da programação, inclusive nos arrastões dos blocos tradicionais de Marabá, "Vai quem Quer" e "Gaiola das Loucas".

Além da testagem, as equipes do CTA também atuaram no aconselhamento e prevenção com distribuição de 12 mil preservativos e 800 lubrificantes.

Para Katiane Chaves, gerente do centro, os resultados da campanha de carnaval 2019 foram positivos porque alcançaram um número maior de pessoas em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2018, a campanha durou 10 dias e apenas 2.192 pessoas buscaram atendimento. Já esse ano, este mesmo número foi alcançado em apenas cinco dias de ação.

Neste carnaval, 14 pessoas foram identificadas com vírus HIV, oito a mais do que os constatados no período em 2018.

Esse ano, 29 pessoas foram registradas com sífilis, quatro a mais que o ano passado.

Nenhuma pessoa apresentou resultado para hepatite, diferente de 2018 quando foram notificados dois casos de hepatites B e C.

Para as equipes do CTA, a descoberta da sorologia positiva vai possibilitar à pessoa infectada uma chance de fazer o tratamento.

“A adesão das pessoas ao nosso trabalho é importante porque a gente conseguiu contribuir com a prevenção de doenças” enfatiza Katiane Chaves.

Em 2018, o CTA registrou 228 novos casos de HIV/Aids, sendo que destes, 166 são de Marabá e 62 de outros municípios. No total, a entidade registrou até dezembro de 2018, 2.819 casos confirmados e acompanhados de soropositivade no município.

(Com informações de Michel Garcia/RBA Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias