plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Segunda criança indígena morre no PSM da 14 em Belém

Uma segunda criança da etnia Warao morreu na manhã desta terça-feira (5), no Pronto Socorro Mário Pinotti (PSM da 14), em Belém. Ela deu entrada no dia 26 de fevereiro em estado grave e foi diagnosticada com pneumonia. A criança tinha 11 meses de idade e

Uma segunda criança da etnia Warao morreu na manhã desta terça-feira (5), no Pronto Socorro Mário Pinotti (PSM da 14), em Belém. Ela deu entrada no dia 26 de fevereiro em estado grave e foi diagnosticada com pneumonia.

A criança tinha 11 meses de idade e é a segunda da etnia Warao a morrer no PSM em menos de um mês apenas este ano. O primeiro caso envolveu uma criança de três anos e aconteceu na madrugada de 24 de fevereiro.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém afirmou que o menor não estava no abrigo do município destinado aos venezuelanos.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) disse que vai prestar assistência à família da criança venezuelana com o auxílio funeral e reafirmou que fornece toda a semana alimentos para os venezuelanos no abrigo municipal quanto para um grupo que está no bairro da Campina.

OUTRAS MORTES

Apenas em 2018, três crianças da etnia Warao morreram. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disse que, por conta do grave estado de desnutrição em que chegam em Belém, as crianças venezuelanas ficam mais suscetíveis a doenças.

VACINAÇÃO

A Secretaria informou também que todos os grupos indígenas que chegam ao município são vacinados contra sarampo, caxumba, rubéola febre amarela, gripe e hepatite B e que as crianças seguem um calendário vacinal recomendado nas unidades de saúde, além de serem acompanhadas pela equipe do Consultório na Rua.

“Também são tomadas todas as medidas de controle para impedir a disseminação da doença adotadas, inclusive com atendimentos técnicos, no caso de doenças, e encaminhamento a rede de saúde”, complementou em nota.

E que o Consultório de Rua monitora cerca de 470 venezuelanos, espalhados pelos principais nove pontos da capital, sendo três deles os abrigos da prefeitura e do governo do estado.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias