plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PARÁ

Hospital realiza cirurgia inédita contra o câncer

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), comemora um fato inédito na medicina da Região Norte do Brasil. Na última quinta-feira (21), a equipe cirúrgica realizou um procedimento raro e inovador, de alta complexidade, em uma paciente

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), comemora um fato inédito na medicina da Região Norte do Brasil. Na última quinta-feira (21), a equipe cirúrgica realizou um procedimento raro e inovador, de alta complexidade, em uma paciente oncológica: a perfusão de membros.

O procedimento possibilitou a regressão de tumores e evitou que a paciente precisasse passar por amputações. A cirurgia foi realizada com a participação de diversos profissionais e também fez uso da medicina nuclear. Ontem (28), a paciente teve alta hospitalar. Luziane Rodrigues da Silva, de 20 anos, tinha um tumor em estado avançado para ser retirado cirurgicamente.

“Ela já havia realizado tratamento com quimioterapia e radioterapia e não teve regressão do tumor, então precisávamos de alternativa para tentar preservar o membro. A única alternativa que podíamos fazer era utilizar uma dose de quimioterapia muito maior do que o normal, o que não seria suportado por ela caso fosse feito pelo nível sistêmico, ou seja, passasse pelo corpo todo”, explicou o cirurgião coordenador da equipe, Marcos Fortes. O procedimento teve como objetivo, isolar a circulação sanguínea da perna do restante do corpo, para que ocorresse a aplicação do quimioterápico.

A temperatura do membro também foi elevada (próxima aos 40°) para obter uma resposta mais rápida. “O procedimento faz com que tenhamos uma resposta positiva de redução entre 20% a 40% no tamanho do tumor e permitir, com isso, que posteriormente seja possível operar e retirar o tumor sem precisar amputar a perna”, afirma Fortes.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias