plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Presídios têm queda de 40% nas fugas em dois meses

Uma redução de 40% foi registrada no número de fugas nos presídios do Pará, nos dois primeiros meses de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, apontam dados da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), da Superintendência do Sistema Penitenciári

Uma redução de 40% foi registrada no número de fugas nos presídios do Pará, nos dois primeiros meses de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, apontam dados da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, mais uma tentativa foi interceptada e frustrada na madrugada desta quarta-feira (27), no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), no Complexo de Marituba (Região Metropolitana de Belém), o segundo maior do Estado. Foi a quinta fuga evitada somente nesta semana, em parceria com a Polícia Militar.

Por volta das 3h15 da madrugada, um grupo de detentos do Bloco F tentou fugir pelo solário da unidade prisional usando um gancho de ferro e uma ‘teresa’ (corda artesanal feita com lençóis) para pular o muro de segurança. “Policiais militares que realizavam a vigilância nas guaritas G3, G4 e G7 perceberam a movimentação suspeita e acionaram o alarme, conseguindo evitar a fuga de presos”, informa o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson dos Santos.

AÇÃO INTEGRADA

Para o diretor-geral Penitenciário da Susipe, coronel Mauro Matos, a intensificação das revistas, por meio de uma ação integrada, tem fortalecido o Sistema de Segurança Pública e conseguido frustrar as tentativas de fuga. “Começamos 2019 com a Operação Opus e revistas simultâneas em unidades prisionais da capital e do interior, apreendendo objetos ilegais nos presídios e frustrando planos de fuga”, assegura. “Estamos intensificando as revistas, em parceria com a Polícia Militar, e com isso evitando possíveis fugas, com o trabalho de inteligência entre os órgãos de segurança do Estado”, completou o coronel.

O secretário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, garantiu que o Estado continuará as ações preventivas, que incluem revistas regulares nos presídios paraenses. “O trabalho tem sido integrado, e em todo o Estado. Além de Marituba, registramos também ocorrências, nesta semana, nos municípios de Santa Izabel, Santarém e Itaituba, e felizmente conseguimos evitar as fugas”, reitera. “Vamos intensificar, cada vez mais, nossas ações nos centros de detenção para garantir a ordem e segurança da população”, afirmou o secretário.

Em números

2018/2019

- Segundo a Assessoria de Segurança Institucional (ASI) da Susipe, em 2018 foram registradas 92 fugas de unidades prisionais do Pará, com 559 fugitivos e 199 recapturados - uma média de 7 a 8 fugas por mês. Do total de foragidos, 360 ainda não foram recapturados. Já nos dois primeiros meses de 2019 foram registradas nove fugas, com 26 fugitivos, dos quais 20 já foram reconduzidos às prisões.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias