plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Problemas mecânicos e ‘queima’ de paradas estão entre as principais infrações de ônibus

Durante o ano de 2018 foram lavradas 2.102 autuações a empresas de ônibus que circulam em Belém, acerca de irregularidades flagradas pelos fiscais de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Entre as irregularidades

Durante o ano de 2018 foram lavradas 2.102 autuações a empresas de ônibus que circulam em Belém, acerca de irregularidades flagradas pelos fiscais de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Entre as irregularidades mais identificadas estão aquelas relacionadas à qualidade estrutural do veículo, o que engloba desde problemas mecânicos, falha ou inoperância do elevador para pessoas com deficiência, até questões como falta de iluminação interna ou externa, de campainha, de extintor de incêndio, entre outros.

Há também infrações quanto ao descumprimento de ordens de serviço, que podem ser desde a não regularidade na saída dos veículos, até a chamada "queima" de parada, e ainda infrações por circular fora das faixas exclusivas de ônibus, como as faixas do BRS, sigla em inglês para Bus Rapid System, ou Serviço Rápido por Ônibus, salvo em locais cuja manobra é permitida.

FISCALIZAÇÃO

De acordo com a diretora de transporte da Semob, Evany Alves, o trabalho do setor de fiscalização ocorre em duas frentes, sendo a primeira nas garagens das empresas de ônibus ou finais de linha, onde são verificadas as condições mecânicas do veículo, estado de conservação, entre outros itens. Na segunda, a Semob realiza também a inspeção dentro dos coletivos para verificar se há alguma irregularidade na operacionalização do serviço, como desvio de rota, queima de parada ou desrespeito ao usuário.

“Do total de autuações registradas no ano anterior, há uma média de oito autuações por dia, considerando apenas operações realizadas em dias úteis, mas esse número não significa o número total de veículos fiscalizados, apenas as irregularidades que foram detectadas, ou seja, o número de veículos vistoriados por dia é bem maior”, ressaltou a diretora de transporte.

FROTA

A frota operacional de ônibus atual no município é de 1.350 veículos, distribuídas em 127 linhas, e possui idade média de 6,5 anos.

Atualmente, a Prefeitura de Belém está trabalhando nos preparativos para lançar o edital que licitará todo o sistema de transporte público de passageiros por ônibus na cidade, que também definirá regras claras sobre as condições dos veículos e do serviço prestado.

EXPECTATIVA

A expectativa para 2019 é que o número de veículos fiscalizados seja ainda maior.

Aliada à atuação dos fiscais de transporte da Semob, a população também pode fazer sua parte denunciando as condutas que desrespeitem os usuários do transporte público.

O órgão disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) pelos números 118 (telefone fixo) e 98429-0855, e-mail [email protected], além da sessão “Fale Conosco” do site www.belem.pa.gov.br/semob

(Com informações da Agência Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias