plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fim de semana será de dias chuvosos e maré alta

O fim de semana dos dias 23 e 24 de fevereiro promete ser de chuva e maré alta em todo o Pará, segundo a previsão do tempo anunciada nesta sexta-feira (22), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A intensidade maior será sentida por

O fim de semana dos dias 23 e 24 de fevereiro promete ser de chuva e maré alta em todo o Pará, segundo a previsão do tempo anunciada nesta sexta-feira (22), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A intensidade maior será sentida por moradores da região sudeste, sudoeste e áreas litorâneas do nordeste e do Marajó, onde os volumes de chuvas devem ser maiores.

O Centro Integrado de Monitoramento Ambiental e a Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas (Dimeh), que produz o boletim meteorológico, também divulga os horários das marés na cidade de Belém; nas praias de água doce da ilha de Mosqueiro; e nos balneários do município de Salinópolis.

LEIA MAIS: Salinas é atingida com ondas de cinco metros durante maré alta

O meteorologista Saulo Carvalho, diretor da Dimeh, explica que as ocorrências de marés muito altas ocorridas nas praias de Salinópolis e nas ilhas de Algodoal e de Mosqueiro, registradas na quarta-feira (20), foram motivadas pelo fenômeno astronômico chamado Perigeu – quando a órbita da lua fica mais próxima da Terra.

Nestes casos, a lua exerce uma atração gravitacional maior do que a normal sobre a superfície aquática do planeta. “Mas a tendência é que marés com essas proporções não se repitam no fim de semana”, prevê.

LEIA MAIS: Maré alta pode chegar a 5,6 metros na noite desta quinta (21) e já causa prejuízos

TEMPO

Na Região Metropolitana de Belém, o sábado estará nublado pela manhã, com previsão de chuva intervalada à tarde, e céu nublado à noite. No domingo devem ocorrer chuvas isoladas no final da manhã, com chuvas e trovoadas de tarde e noite nublada. Os termômetros vão registrar entre 23º e 32º.

No nordeste do Pará, nos próximos dias, haverá predomínio de céu nublado, com previsão de chuva na parte litorânea. No restante da região, o sábado e o domingo serão nublados pela manhã, com chuvas e trovoadas à tarde. As temperaturas vão oscilar de 22º a 31º no município de Garrafão do Norte.

LEIA MAIS: Vídeo: morador aproveita a maré alta e usa caiaque para andar em rua alagada de Mosqueiro

MARÉS

As marés em Belém vão alcançar o nível mais alto de 3,5 metros no sábado, à 1h56 e às 14h15. No domingo, a altura da maré será de 3,4 metros às 2h17 e às 14h15. Nas praias de Mosqueiro, a maré alta vai atingir 3,6 metros no sábado, à 1h12 e às 13h21. No domingo, a altura será de 3,5 metros no horário de 1h43 e 14h01.

Nas praias de Salinas, a preamar vai chegar 5 metros de altura às 10h21, e 4,8 metros às 22h43, no sábado; no domingo, chegará a 4,8 metros às 11h01 e 4,4 metros às 23h27.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias