plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FAMA

Mostra que abre hoje em São Paula reúne o acervo pessoal da apresentadora Hebe Camargo

Desde que Hebe Camargo morreu, em setembro de 2012, muito foi falado sobre a produção de livro, musical, filme e exposição para celebrar sua trajetória. O livro já foi lançado, assim como filme e série (ainda sem datas de estreia, com Andréa Beltrão no pa

Desde que Hebe Camargo morreu, em setembro de 2012, muito foi falado sobre a produção de livro, musical, filme e exposição para celebrar sua trajetória. O livro já foi lançado, assim como filme e série (ainda sem datas de estreia, com Andréa Beltrão no papel da loira) foram rodados. Agora é chegada a vez da exposição. Com 11 ambientes, mais de 200 fotos, vídeos de trechos de seus programas e 27 peças de seu acervo pessoal - entre vestidos, bolsas, sapatos e acessórios -, a mostra está distribuída em dois andares do edifício Farol Santander, no centro de São Paulo. Há, ainda, experiências interativas, como a chance de o visitante se sentar no sofá com a diva e ganhar dela o tão cobiçado selinho. Tudo graças aos truques virtuais, é claro.

“Hebe Eterna” abre suas portas hoje, a poucos dias da data de aniversário da apresentadora, que completaria 90 anos no dia 8 de março. O público terá até 2 de junho para conferir a exposição, que começa com uma minuciosa linha do tempo, espalhada por uma parede inteira, que mostra do nascimento aos primeiros passos profissionais em Taubaté. Traz, ainda, o sucesso como cantora e todas as etapas da promissora carreira na TV, da Tupi ao SBT, incluindo Record, Bandeirantes e RedeTV!, tudo ilustrado por fotos de cada época.

Curador da exposição, Marcello Dantas chama a atenção para o caráter tolerante de Hebe, que era capaz de receber em um mesmo programa o seu amigo Paulo Maluf, identificado com a ideologia da direita, e o educador Paulo Freire, identificado com a esquerda. Ainda que a loira tenha vivido dias menos polarizados que os atuais, Dantas ressalta a falta que faz, hoje, alguém com esse perfil. “Se por um lado ela poderia ser considerada conservadora, muito família e criticada por amar o luxo, a moda, as festas e os amigos, por outro era transgressora e tinha a coragem necessária para levar ao palco temas polêmicos e obscuros”, diz o curador.

Hebe completaria 90 anos no dia 8 de março. Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/FollhaPress

BASTIDORES

Ainda no primeiro andar da mostra, o visitante se depara com uma réplica de camarim onde cabeleireiros que cuidaram de Hebe dão depoimentos em vídeos. No mesmo ambiente, perucas reproduzem os penteados mais famosos da apresentadora. E é bom lembrar que a própria Hebe usou peruca por um período, durante tratamento contra o câncer, quando se recuperava da quimioterapia na primeira fase da doença - ela chegou a raspar a cabeça e posou careca para foto na revista “Veja”.

Uma sala reproduz imagens antigas de seus programas. O visitante poderá conferir o acervo em aparelhos de TV de todas as décadas -da velha TV de tubo, ainda com botões manuseados por seletores de canais, a telas planas. A ideia é dar a sensação de passar um dia na rotina de Hebe, do cabeleireiro, no início da jornada, ao jantar, em companhia de amigos e bom champanhe. Por isso, quase ao fim da exposição, há uma mesa de jantar em uma sala repleta de retratos com personalidades que passaram por seu programa, como Roberto Carlos, Ayrton Senna, Julio Iglesias, Xuxa, Pelé, Ronaldo Nazário e praticamente todos os músicos brasileiros de relevância nacional.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias