plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Preservação do cavalo marajoara e novidades na Marinha do Pará na coluna Mauro Bonna

Da Paz, protegido dos veículos Úrsula Vidal aproveitou o “Show da paz, de todos os cantos”, em homenagem aos 141 anos do teatro e da data de nascimento de Waldemar Henrique, para elogiar a iniciativa do então vereador Nelson Chaves, que acabou com o tr

Da Paz, protegido dos veículos

Úrsula Vidal aproveitou o “Show da paz, de todos os cantos”, em homenagem aos 141 anos do teatro e da data de nascimento de Waldemar Henrique, para elogiar a iniciativa do então vereador Nelson Chaves, que acabou com o tráfego de veículos em frente ao majestoso teatro, providência aplaudida por todos.

Terminal de grãos da Cargill em Vila do Conde

A Cargill protocolou, na Semas, o EIA-Rima da área de quase 400 hectares na ilha de Urubuéua, em Abaetetuba, região de influência do porto de Vila do Conde. Promete investir 700 milhões de reais no maior terminal fluvial graneleiro no Arco Norte. Com capacidade de movimentação de seis milhões de toneladas de soja e milho por ano, podendo ser ampliado para 12 milhões de toneladas, dependendo da demanda por grãos. O novo porto deverá entrar em operação em 2025. A Cargill é a maior companhia do agronegócio mundial de capital fechado.

Residência Médica em Castanhal

Vencedor da licitação, o Grupo Estácio, através da Fcat, vai instalar curso de Medicina em Castanhal. Para isso, inicia agora em março a construção de um prédio específico no campus da Fcat. O curso começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. E logo no primeiro ano promete implantar Residência Médica em Castanhal, um grande diferencial. Firmará convênios com a rede hospitalar do município, tanto pública como privada. Na área de saúde, a Fcat já oferece Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Ciências Biológicas.

Check-up de câncer no Porto Dias

O Hospital do Câncer Porto Dias oferece o Próstata Day e o Mama Day. Modelo de check-up que envolve consulta com cirurgião especialista, exames de laboratório e diagnóstico por imagem (inclusive biópsia por intervenção minimamente invasiva) e consulta com equipe de oncologia no menor tempo possível, para avaliar de forma rápida e conveniente os tumores mais frequentes, em homens e mulheres, respectivamente, e que exigem triagem a partir dos 40 anos.

Carência de efetivo na segurança pública

Segundo Ualame Machado, há grande defasagem no sistema de segurança pública do Pará. A Polícia Civil tem 2.900 homens, sendo que 900 estão em processo de aposentadoria. A PM deveria ter 30 mil homens, mas só tem 16 mil, onde 800 se aposentam a cada ano. Os Bombeiros, nos próximos quatro anos, perderão metade do seu efetivo.

Preservação do cavalo marajoara

Pesquisadores do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, em Castanhal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, realizam trabalho pioneiro no controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE) no Marajó. Conhecida também como a “Aids dos Equinos”, a AIE não tem cura, colocando em risco a preservação das raças de cavalos nativas do arquipélago . O projeto ainda está em andamento, mas os resultados preliminares são animadores, superando as expectativas da equipe responsável.

Marinha

Haverá troca de comando no 4º Distrito Naval no dia 18 de março. Sai o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que passará a servir em Brasília, e assumirá o vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, que já serviu em Belém.

Rádio

Já em teste a Rádio Marinha de Belém FM, no 104,1. O vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que lutou por sua implantação, vai inaugurá-la no início de março. Edervaldo inaugurou emissora semelhante em Campo Grande.

Turismo

O cruzeiro Vendaam jogará âncora ao largo de Icoaraci, nesta quarta, às 7h, com 1.166 passageiros. Na quinta, o pequeno e luxuoso Le Champlain aportará em Belém – pela terceira vez em dois meses – com 170 felizardos europeus atraídos por chuva, extrema umidade e o voo tranquilo do urubu. Dólares no Veropa.

Cruzeiro

O navio de cruzeiro Le Dumont-D’Urville já agendou três visitas a Belém neste ano. Duas em novembro e uma em dezembro. Imagine se nós tivéssemos estrutura portuária para esse tipo de turismo.

GM

O empresário Zé Neto segue à procura de uma grande área no centro de Belém, para instalar a sua nova concessionária GM. A tarefa não é simples nem barata. O mercado fala em cinco mil metros quadrados. Espaço difícil de encontrar nesta região da cidade.

Biopalma

A gigante dos combustíveis vegetais, Biopalma, começou a encerrar todos os contratos imobiliários que possuía. A estrutura era toda pulverizada, o que gerava altos custos de operação. Procura agora sede única em Belém, capaz de atender a todos seus departamentos.

Barragens

A UFPA mantém, em Tucuruí, um curso de mestrado em Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental. Pesquisadores do curso representam a UFPA no Grupo de Trabalho criado por Helder, para estudar as condições das barragens no território paraense.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: o engenheiro Eduardo Ribeiro, titular do NGTM – Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, responsável pela Nova BR. E o deputado Francisco Melo, Chicão para os íntimos, líder do Governo na Assembleia Legislativa. Às 22h30, na RBA.

Força

A Força Nacional desembarcará no dia 15 de março, em Belém, com 200 homens, inclusive especialistas em Polícia Judiciária. E 40 viaturas.

Homicídios

A média nacional de homicídios é de 30 a cada 100 mil habitantes. O Pará apresenta 51. A Região Metropolitana de Belém, 75, mas só o bairro do Benguí registra 123.

Droga

Helder estuda o retorno da base flutuante do Candiru, no estreito de Óbidos, para coibir o trânsito livre de drogas pelo rio Amazonas.

Voo

Com seus principais clientes - prefeituras do interior - de caixa baixa, as sobreviventes empresas de táxi aéreo de Belém, em desespero, começaram a alçar voos um tanto quanto perigosos.

Chique

A convite do tradicional buffet carioca, Rappanui Gastronomia, a chef paraense Tathiana Martins serviu uma receita de sua autoria no casamento de Bruno Chateaubriand e Diogo Rocca, ontem, em Búzios.

FGV

A aula inaugural de MBA em Gestão em Saúde, Clínicas e Hospitais será realizada na próxima terça, às 19h. As aulas iniciarão na quinta, às 18.30h.

Gastronomia

Sucesso o curso de Gastronomia na Unama-Ananindeua. Hoje, é um dos mais concorridos cursos do portfólio da Unama.

Vaga

O resultado da 1ª Chamada da Lista de Espera da Ufra, com os nomes dos candidatos aptos a realizarem matrícula, será divulgada na sexta. Os candidatos que não tiverem seus nomes chamados permanecem na Lista de Espera formando um cadastro de reserva para futuras convocações.

Capanema

O Curso de Biologia Licenciatura da Ufra, em Capanema, obteve nota 5, o máximo na escala do MEC.

Pesquisa

A UFPA realizará pesquisa junto aos lojistas para saber qual a pretensão deles para o Centro de Comércio antigo de Belém, região da João Alfredo/Santo Antônio. A ação é fruto de convênio entre UFPA e ACP. O professor José do Egypto Soares será o coordenador do trabalho.

Café

Um descolado café, Reinaclub, ocupará o panorâmico piso superior da nova Reinafarma, na Praça Batista Campos.

Abaetetuba

A Cesamaz realizará o seu primeiro vestibular em Abaetetuba, em junho próximo. Inclusive com curso de Direito.

Pós

O Instituto Jamil Sales começará, nesta quinta, as aulas dos cursos de pós-graduação em Direito Imobiliário e Direito de Família.

Leilão

A Fenabel 2019 será realizada no Parque de Exposições do Entroncamento, no período de 24 a 27 de abril, inclusive com o concorrido leilão do Mangalarga Marchador.

Evento

Alberto Serruya está invadindo o Nordeste com a sua competente empresa de eventos. Alta performance em planejamento, decoração, buffet e logística para festas.

Motivação

Mauro Ó de Almeida providencia a implantação de um Selo de Qualidade, como elemento motivador de boas práticas ambientais.

Digital

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está em processo de digitalização. São 47 sistemas em elaboração.

Fiscal

A difícil fiscalização ambiental no imenso Pará: o Ibama opera com 80 fiscais no estado. E a Semas com apenas 17.

Vinho

Abriu a Adega Dionísio, na Alcindo Cacela, entre Diogo Moia e Antônio Barreto. Completa. Negócio de Marta Mendes e Rogério Gomes.

Inovação

O projeto da UFPA - Campus Tucuruí, “Arco didático da problematização na educação sexual”, foi selecionado para a terceira etapa do Campus Mobile. Os participantes recebem monitorias de especialistas da área de inovação para o aperfeiçoamento de seus projetos. O projeto dos alunos da UFPA é finalista na categoria Educação.

Ensino

Azedou a relação entre Álvaro e Thiago Somensi e o poderoso Grupo Anhanguera. Exigência de repasses maiores que o usual e uma cláusula que permitia que a matriz assumisse a franquia como filial, em apenas seis meses de contrato, foram a pá de cal no negócio que não deve mais sair.

Imóvel

A Prime Residencial comemora a alta velocidade nas vendas do Bosque Metrópole. Em três meses, comercializou metade do empreendimento.

Forneria

Agora, aos domingos, A Forneria abre para o almoço com seu tradicional cardápio à la carte, com a brinquedoteca liberada e uma das melhores adegas da cidade.

Chocolate

Devido à grande demanda do brownettone fora da época do Natal, ele estará à venda durante todo ano no Família Sicília Wine Store e na Don Vino. E logo depois do Carnaval, disponíveis também os ovos de Páscoa da grife Gaudens.

Indenização

Dados da Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT: no Pará, 1.324 famílias receberam indenização pela morte de parentes no trânsito, entre janeiro e outubro de 2018. Representa um aumento de 0,54% em relação ao mesmo período de 2017. Detalhe: o Pará responde por 46% das mortes de trânsito na região Norte.

Gás

A usina flutuante de gás que a Shell promete colocar em operação, até o final de 2021, em Barcarena, além de atender a demanda da Hydro, terá excedente para as demais indústrias da região.

EM ALTA

Marajó

A Pousada dos Guarás, em Salvaterra, vai promover folia indoor, um bloquinho descolado animado pelo Búfalo Elétrico.

Broca

A pedida para depois dos bloquinhos de carnaval é o Burger King Drive-Thru, na Nazaré, que fica aberto até às 4h.

Papa chibé

Raymundo Mário Sobral prepara a edição de uma versão infantil de seu famoso Dicionário Papa Chibé.

EM BAIXA

Xixi

Só para variar, a quantidade de banheiros químicos no carnaval de Cidade Velha é muito menor que o necessário.

Patrimônio

Ônibus em alta velocidade fazem curva perigosa no entorno da Sé.

Consumidor

Transporte fluvial de passageiros usando portos precários, na Siqueira Mendes, em vez do Terminal Hidroviário.

(Mauro Bonna)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias