plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abertura de campanha de Carnaval do Hemopa gera quase 500 doações

Um clima contagiante de muita alegria, folia e solidariedade marcou o lançamento da campanha “Folia que Salva Vidas”, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). O evento iniciou na manhã deste sábado (16), na Praça Batista Campos

Um clima contagiante de muita alegria, folia e solidariedade marcou o lançamento da campanha “Folia que Salva Vidas”, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). O evento iniciou na manhã deste sábado (16), na Praça Batista Campos, e reuniu dezenas de parceiros no intuito de salvar vidas por meio da doação de sangue. Até às 15h, quase 500 voluntários fizeram doações.

A primeira ação estratégica do ano, em Belém, se estenderá até o dia 23 deste mês, com o objetivo de formar estoque para atendimento transfusional da rede hospitalar no período das festas carnavalescas. Para tanto, a equipe do hemocentro tem a previsão de coletar 300 bolsas de sangue, diariamente.

A Praça Batista Campos, que sediou a abertura do evento, foi tomada por parceiros e pelo voluntariado da doação de sangue, que contou com a presença da unidade móvel de coleta. Paralelamente, no hemocentro coordenador, também na Batista Campos, a coleta de sangue funcionou desde as 7h30 e, logo cedo, já contava com a participação de centenas de antigos e novos doadores que atenderam o apelo da campanha.

Um desses doadores é Luiz Afonso Santos, 50 anos, motorista, que pratica o ato de doar sangue há aproximadamente sete anos. O doador soube da campanha pela imprensa e dirigiu-se até a sede do hemocentro. “Estou atendendo o pedido de vocês, e pelo prazer em poder ajudar o próximo. Graças a Deus eu posso fazer isso", afirmou o doador de tipo sanguíneo O Positivo, que assegura ainda, que leva a mensagem de estímulo à doação para seus filhos e amigos.

Com a mesma "veia solidária", o analista de sistemas, Juraci Silva Filho, 54, doador de sangue tipo O Positivo, correspondeu, mais uma vez, ao chamado da Fundação Hemopa e doou sangue neste sábado, na unidade móvel, na Praça Batista Campos. Ele afirma que doa sangue, anualmente, há cerca de 20 anos. Sua convicção em salvar vidas fortaleceu-se ainda mais quando passou a freqüentar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que já é parceira da Fundação Hemopa e sempre está presente nas ações de doação de sangue.

“Além da coleta de sangue, já realizo trabalhos voluntários pela Igreja há vários anos no Hemopa, sempre tentando ajudar o próximo. Me sinto muito bem em colaborar para salvar vidas”.

Presente no evento, o secretário de estado de saúde, Alberto Beltrame, não escondeu a surpresa pelo movimento e demonstração de solidariedade do voluntariado logo no primeiro dia da campanha do Carnaval. “É muito gratificante ver o sucesso do grande fluxo de pessoas nessa verdadeira corrente de solidariedade capitaneada pelo Hemopa em sua grande campanha de conscientização pela importância da doação de sangue”, ressaltou o secretário de saúde.

O gestor ressaltou ainda que o Hemopa estará com campanhas de doação de sangue também em Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Abaetetuba, Tucuruí, Altamira e Capanema.

Somente em janeiro deste ano, o Hemopa ampliou a coleta em 25% em relação a dezembro do ano passado. Foram mais 1,2 mil bolsas de sangue que beneficiaram cerca de 4,8 mil pacientes.

Folia que salva vidas

A abertura da campanha contou com representantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém (A Grande Família, Bole-Bole, Deixa Falar, Império Pedreirense, Matinha, Quem São Eles, Piratas da Batucada, Xodó da Nega) e teve, ainda, a presença dos mascotes do Remo e Paysandu, além das torcidas organizadas Leoas Azulinas e Bicolindas.

O ponto alto do evento foi o lançamento oficial do samba enredo do Bloco “Sapo Muiraquitã”, que vai levar para avenida a mensagem da doação de sangue com a música “Doar sangue é salvar vidas. Salvar vidas é um ato de amor”. Autores: Pedrinho da Silva (em memória), Manelito (em memória), Pereira P.P, Newton Paixão, Morena do Muiraquitã. Intérprete: Ademar Carneiro. Autor do tema: Pereira P.P.

Durante toda a manhã, houve ações em torno da Praça, como, por exemplo, a “Blitz Educativa” com distribuição de material educativo sobre a doação de sangue. Além da participação voluntária de várias instituições parceiras, entre elas: Cruz Vermelha com instruções de primeiros socorros, grupo de dança da Faculdade Ciência e Conhecimento e do grupo Sorrir.

A campanha “Folia que salva vidas”, prossegue até o próximo sábado (23). Na próxima segunda-feira (18), a meta diária de coleta será de 300 doações.

Para ser um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábado, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. E na última semana de cada mês, a Unidade Móvel está na Estação Cidadania de Icoaraci, de 8h às 13h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias