plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mineradora apresenta normas de segurança para ações no Pará

As dúvidas sobre os riscos de barragens no estado do Pará tornaram-se recorrentes para a população que vive no entorno das mineradoras presentes na região. Para tirar as dúvidas e esclarecer um pouco mais sobre o assunto, o Diário Online realizou uma visi

As dúvidas sobre os riscos de barragens no estado do Pará tornaram-se recorrentes para a população que vive no entorno das mineradoras presentes na região. Para tirar as dúvidas e esclarecer um pouco mais sobre o assunto, o Diário Online realizou uma visita em uma das maiores produtoras de caulim em todo o mundo: a Imerys. A empresa, que está presente em 50 países, atua no estado desde 1996 e conta com duas minas de extração do minério em Ipixuna do Pará, nordeste paraense, além de uma planta de beneficiamento na cidade de Barcarena, que recebe todo o caulim extraído das minas através de tubulações chamadas de minerodutos.

O primeiro passo para saber mais sobre o processo de produção do minério é entender a importância do mesmo. Você sabe qual material dá origem àquele jogo de porcelana que já passou por várias gerações em sua família? Ele vem do caulim. O material, que possui um aspecto argiloso de cor branca dá origem a uma série de materiais que você costuma utilizar em seu dia a dia como o creme dental, lápis de cor, papel, entre outros.

Apesar de não ser muito conhecido pelas pessoas, o caulim está entre os seis minérios com maior exportação mineral do Pará. O produto extraído no estado é distribuído entre 19 países, sendo os destaques no consumo do minério os Estados Unidos, Canadá e Europa.

SEM BARRAGENS

Um dos diferenciais do processo de descarte de rejeitos de minério da Imerys está na não utilização de barragens. A empresa utiliza bacias, construídas com quatro paredes e uma cavidade funda no solo (o que lembra uma piscina), onde todo o material que é lançado chega através de tubulação. Além disso, o solo é protegido por uma manta e apenas a água da chuva cai dentro da estrutura, diferentemente das barragens, que depositam outros fluentes.

O gerente de bacias da Imerys, Gilberto Corrêa, explica as principais diferenças entre as duas estruturas. “As bacias são reservatórios construídos através de quatro paredes, aonde todo o material lançado não possui um fluxo preferencial de rejeitos. Já nas barragens é um material lançado de lugares altos, onde na parte mais baixa se constrói um barramento, e aí se tem todo um fluxo preferencial para o lado desse barramento”.

A planta de beneficiamento possui seis bacias de depósitos de rejeitos, porém, atualmente, apenas duas encontram-se em operação: a BC-03 e a BC-06, ambas em Barcarena. As duas operam conforme a legislação vigente e trabalham sob constante fiscalização. As demais bacias foram desativadas e são usadas apenas para captação de água da chuva para reutilização nos processos de beneficiamento.

As bacias de rejeitos de minério passam por inspeções diárias. Reprodução: Irene Almeida/Diário do Pará

Quando se trata de segurança, o gerente reforça sobre a atuação das equipes de inspeção das bacias. “As nossas Bacias passam por monitoramento 24 horas, buscando sempre que os mesmos atendam a legislação e os padrões de segurança máxima do sistema. Uma equipe técnica, devidamente preparada, realiza inspeções sistemáticas e com rotinas diárias nas bacias. Todas as bacias são auditadas semestralmente por consultorias externas altamente especializadas, bem como relatórios periódicos são enviados para Agência Nacional de Mineração (ANM)”, explicou Corrêa.

MINERODUTOS

Os minerodutos realizam o transporte do minério extraído nas minas de Ipixuna para a planta de beneficiamento em Barcarena. As tubulações passam por inspeções diárias, que garantem a segurança das mesmas, como reforça Gilberto: "Esses dutos passam por inspeções periódicas. Tem uma equipe trabalhando com inspeções 24h por dia, onde feitas inspeções de espessuras, limpezas dos dutos para garantir a integridade dos mesmos, além de manutenções periódicas quando necessárias. Então, hoje nossos dutos estão com uma estabilidade de segurança muito alta".

O nível de segurança está diretamente atrelado à categoria de risco das bacias e, atualmente, a Imerys conta com bacias de risco baixo, partindo do princípio que a empresa cumpre com a gestão de monitoramento, o que garante a segurança das mesmas.

MEIO AMBIENTE

O sistema de reaproveitamento de água traz grandes benefícios para a empresa e para o meio ambiente, já que são economizados cerca de 360 mil metros cúbicos de água por ano, evitando que a mesma quantidade de água seja retirada do lençol freático.

CASA IMERYS

Uma das maiores preocupações da Imerys está ligada com o relacionamento com a comunidade. Como forma de estreitar o diálogo entre a empresa e as pessoas que vivem em seu entorno, a multinacional tem atualmente cerca de 12 projetos sociais. Entre eles, o projeto "Casa Imerys", que tornou-se um dos maiores projetos implantados no Pará. Criado em 2012, a Casa oferece serviços gratuitos como cursos de capacitação profissional (informática, culinária e artesanato), além de reforço escolar e acompanhamento odontológico.

"A Casa Imerys se tornou o projeto mais reconhecido na região. Eu acredito que o fato de ter uma estrutura física, onde as pessoas entram e participam ativamente, reforça mais ainda o papel social da Imerys com as pessoas", destacou a coordenadora de comunicação e relações com a comunidade, Juliana Carvalho.

(Paloma Lobato/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias