plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fiscalização apreende mais de 5 toneladas de pescado

Em apenas 6 dias de fiscalização ambiental na região do mosaico Lago de Tucuruí já foram apreendidos mais de 5 toneladas de pescado; 6.250 metros de malhadeiras irregulares; 8 armas de fogo; 27 arpões; pássaros; e caças, como tatu e capivara. As ações faz

Em apenas 6 dias de fiscalização ambiental na região do mosaico Lago de Tucuruí já foram apreendidos mais de 5 toneladas de pescado; 6.250 metros de malhadeiras irregulares; 8 armas de fogo; 27 arpões; pássaros; e caças, como tatu e capivara. As ações fazem parte do planejamento para o período de defeso da pesca comercial na região, que começou dia 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro.

Defeso

A região do Lago de Tucuruí encontra-se no período do Defeso – de novembro a fevereiro, quando a pesca comercial é proibida por lei. O período é para garantir a preservação dos peixes durante a sua reprodução, a fim de garantir a manutenção do estoque pesqueiro do lago.

Desde novembro de 2017, a região mosaico Lago de Tucuruí conta com ações mensais de fiscalização ambiental que apresentam resultados positivos em vários aspectos, principalmente no que se refere aos recursos pesqueiros.

“A continuidade das ações em pleno período de transição do Governo do Estado veio reafirmar o compromisso que o Ideflor-bio tem com a região, pois em apenas alguns dias à frente do órgão, a presidente Karla Bengtson não mediu esforços para que as ações fossem continuadas”, afirma a gerente da região administrativa do Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa.

As ações, coordenadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Eletronorte, secretarias municipais de Meio Ambiente de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá, Goianésia do Pará, Nova Ipixuna e Itupiranga, além da Polícia Militar.

“A continuidade das ações está sendo fundamental para que se garanta o cumprimento das normas estabelecidas para o período do defeso, que é muito importante para a manutenção dos estoques pesqueiros na região”, ressalta Mariana Bogéa.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias