plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Segup monta esquema de segurança para RE x PA no próximo domingo

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos torcedores que irão prestigiar os times Remo e Paysandu no Campeonato Paraense de Futebol (Parazão), marcado para o próximo domingo (17), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos torcedores que irão prestigiar os times Remo e Paysandu no Campeonato Paraense de Futebol (Parazão), marcado para o próximo domingo (17), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em conjunto com os órgãos da segurança estadual, municipal e Ministério Público do Estado (MPE), estabeleceu, durante reunião nesta quarta-feira (13), um esquema para prevenir tumulto entre torcidas, no acesso ao estádio e coibir crimes.

Mais de 800 agentes da segurança pública irão atuar nas ações ostensivas, que terão início a partir das 7h da manhã de domingo, em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém, como a Av. Augusto Montenegro, Br. 316, Av. Almirante Barroso e os bairros de São Brás, Cidade Nova, Paar e Benguí. Para esse jogo, o acesso ao estacionamento interno pelo anel viário do estádio será limitado aos motoristas que já possuírem o ticket do estacionamento, o objetivo é evitar tráfego de veículos na área onde se acumulam muitos pedestres.

“A grande novidade para esse RExPA é que será feita uma triagem e somente poderão acessar o estacionamento interno do estádio, os veículos que já possuírem o ticket de estacionamento, que estão sendo vendidos previamente nos clubes. Isso porque muitas vezes os veículos passam pelo anel viário, não conseguem ingresso e precisam voltar, causando um grande transtorno por conta da aglomeração de torcedores nesse local. Por isso, tanto os tickets de estacionamento quanto os ingressos para o jogo só estarão disponíveis para a venda oficial nos clubes, previamente, e não no dia da partida”, explicou o secretário adjunto de operações da Segup, Luciano de Oliveira.

Durante a reunião também ficou estabelecido que, além das delegações, as torcidas organizadas serão escoltadas até o Mangueirão para evitar conflito entre os grupos. Os vendedores ambulantes terão espaço delimitado pela Secretaria de Economia do Município (Secon) e pela Ordem Pública Municipal, para não prejudicar o fluxo de carros e pessoas.

Para o promotor do Ministério Público Estadual, Domingo Sávio Campos, o trabalho integrado é muito importante para o sucesso do evento. “O Ministério Público sempre estará presente para apoiar tudo que o estatuto do torcedor prescreve para grandes eventos esportivos, como é o caso deste. E saio daqui muito esperançoso e entusiasmado pelo que eu ouvi do novo secretário adjunto de operações, pela proposta que foi colocada. Vamos trabalhar juntos para que o torcedor paraense tenha tranquilidade”, avaliou o membro do MPE.

Atendimento pré-hospitalar

Três ambulâncias do SAMU, sendo uma UTI móvel e duas básicas, estarão de prontidão nas Unidades Básicas de Saúde da Marambaia e Dr. Freitas para qualquer acionamento de urgência e emergência. Nas imediações do estádio, duas unidades de regate do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) darão o apoio, além de 90 agentes.

Aparato

A Polícia Militar irá contar com mais de 650 homens distribuídos nas áreas internas e externas do Mangueirão, percurso e pontos de saturação na RMB para assegurar a ordem e evitar roubos e outros delitos. Ao todo, 24 viaturas, 25 conjuntos da cavalaria e 15 motocicletas estarão empregadas para o RexPa.

A Polícia Civil terá reforço no contingente policial da Seccional da Marambaia e vai instalar uma delegacia móvel dentro do estádio para rápido atendimento em caso de ocorrências. A Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) também estará presente para coibir poluição sonora. No total, 20 policiais e quatro viaturas farão parte da operação.

Agentes de trânsito do Departamento de Trânsito do Estado estarão mobilizados na área interna de acesso ao Mangueirão para realizar o controle de fluxo de veículos, fiscalização de sons automotivos e testes de etilômetro (bafômetro).

Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) fará o controle do trânsito nas Avenidas Augusto Montenegro e Centenário, vias de acesso à partida. Os agentes farão a programação semafórica, a chamada “Onda Verde”, das 18h às 20h, para a rápida evacuação dos veículos após o final do jogo. A Guarda Municipal de Belém (GMB) também dará apoio nas ações de segurança com 35 agentes em 13 viaturas, sendo cinco quatro rodas e oito duas rodas.

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) estará de prontidão para atuar em caso de necessidade, com um helicóptero e quatro militares. O percurso e áreas de concentração de público, como paradas de ônibus, estarão sob monitoramento das câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop).

(Com informações da Segup)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias