plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ZAPPZAPP

Moradores denunciam lixo e entulho em terreno abandonado

Um terreno abandonado tem causado incômodo entre moradores do bairro do Marco. O local fica na travessa Estrela entre João Paulo II e José Leal Martins, e não é murado.  De acordo com uma moradora, Rosângela Lima, de 59 anos, em novembro do ano passado,

Um terreno abandonado tem causado incômodo entre moradores do bairro do Marco. O local fica na travessa Estrela entre João Paulo II e José Leal Martins, e não é murado.

De acordo com uma moradora, Rosângela Lima, de 59 anos, em novembro do ano passado, a pedido do dono do local, no intuito de "limpar" o mato que estava tomando conta do local, algumas pessoas atearam fogo em pneus. O que causou um incêndio e quase atingiu a casa dela.

A mãe de Rosângela, uma senhora de 86 anos, passou mal após ter inalado muita fumaça e teve que ser internada. Por conta disso, contraiu problemas respiratórios.

O dono do terreno já teria consciência do que está acontecendo. No entanto, ninguém consegue contato com ele. Outro transtorno vivido por moradores, é que uma árvore caiu no telhado de uma das casas ao lado e quebrado algumas telhas. Eles relatam inclusive que há proliferação de ratos, bichos peçonhentos e mosquitos da dengue.

Foto: Via/WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que terrenos particulares são de responsabilidade de dos proprietários, inclusive as desratizações.

“O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza controle de animais sinantrópicos nas ruas, no perímetro do local em questão, além de educação em saúde na área. A Secretaria orienta aos moradores que oficializem denúncia ao DEMA (Delegacia do Meio Ambiente), que tem o poder de autuar e encaminhar para punição judicial”, completou.

Do total de 24.270 terrenos baldios cadastrados pela secretaria, 95% já foram vistoriados pelos agentes em 2018.

A Secretaria também disponibiliza o Disque Endemias (3184-6128), que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e registra denúncias de foco de mosquito, orienta a população no combate ao vetor e esclarece sobre sintomas da doença.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em zAppzApp

Leia mais notícias de zAppzApp. Clique aqui!

Últimas Notícias