plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeitura de Belém ignora Fórum Permanente em reunião que tratará da destinação do lixo

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, convocou uma reunião com vários representantes dos municípios da Região Metropolitana de Belém, na tarde desta quarta-feira (13), para apresentar proposta de formação do Consórcio Metropolitano que tratará da destina

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, convocou uma reunião com vários representantes dos municípios da Região Metropolitana de Belém, na tarde desta quarta-feira (13), para apresentar proposta de formação do Consórcio Metropolitano que tratará da destinação do lixo produzido nas três maiores cidades do núcleo urbano da capital paraense.

No entanto, representantes do "Fórum Permanente Fora Lixão de Marituba", que acompanham o problema desde 2015, foram ignorados pelo prefeito, segundo Hélio Oliveira, membro da coordenação do movimento.

“Nos soa à estranheza de mais uma vez a prefeitura de Belém deixar de fora a sociedade civil e o Fórum do Lixão de Marituba que vem acompanhando esse problema há muito tempo. Fomos pegos de surpresa”, lamentou.

Hélio afirma ainda, que a sociedade civil organizada, mais prejudicada com o problema do lixo na Região Metropolitana de Belém, não poderia ficar de fora de uma discussão tão importante como essa.

“Nós, como movimento, como sociedade, não tivemos o direito de nos manifestar e dar nossa opinião. A crise é em toda Grande Belém, mas funciona em Marituba. A Prefeitura usa instrumentos para fechar o espaço, nos deixando de fora”, critica.

Hélio, que atua há aproximadamente nove anos nessa luta, garante que o empreendimento continua causando transtornos e prejuízos à sociedade.

“Não queríamos que fosse instalado esse empreendimento aqui, que já está nos quintais das residências, próximos de igarapés. Jamais poderia funcionar um empreendimento dessa magnitude assim. O lixo não foi separado, o terreno está tomado por chorume, mudando geograficamente o espaço ao entorno e na Região Metropolitana, causando transtornos e prejuízos à sociedade”, afirma.

A reunião sobre a destinação do lixo produzido pela RMB está marcada para às 15h de hoje, no Palácio Antônio Lemos, em Belém, e segundo a PMB foram convocados representantes dos municípios da Região Metropolitana, Governo do Estado e Ministério Público Estadual.

>> VEJA A MATÉRIA ESPECIAL: OS HORIZONTES NO LIXÃO

Sobre a reclamação dos representantes do Fórum, o DOL solicitou nota à prefeitura de Belém e aguarda um posicionamento em relação as denúncias.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias