plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Equipes de polícia saem pelas ruas apagando pichações de facções criminosas

Elas estão por todos os lados, principalmente nas periferias. Espalhadas pelos muros e, às vezes, até pintadas no asfalto. Mas as pichações feitas por facções criminosas para impor regras aos moradores estão com os dias contados, pelo menos no que depende

Elas estão por todos os lados, principalmente nas periferias. Espalhadas pelos muros e, às vezes, até pintadas no asfalto. Mas as pichações feitas por facções criminosas para impor regras aos moradores estão com os dias contados, pelo menos no que depender da polícia.

Equipes da PM, em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Municipal de Ananindeua e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social do município (SESDS) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (11), a Operação Tolerância Zero, cujo objetivo é remover estas pichações feitas por facções criminosas localizadas na região metropolitana.

A operação começou na área da Pedreirinha, no bairro da Guanabara, e se estendeu para o loteamento Carlos Marighella, no Aurá e comunidade do Vasquinho, no Curuçambá, bairros do município de Ananindeua. Além de apagar as frases que enalteciam os grupos criminosos, os órgãos de segurança as substituíram pela frase “Cidadão, denuncie o crime no seu bairro (181)”, na tentativa de fazer com que os cidadãos, normalmente acuados pelas facções e ausência do Estado, tomem coragem para denunciar os bandidos. Em todos os pontos os proprietários do muro foram previamente consultados.

Pichações impõem mais medo aos moradores (Ascom PM)

De acordo com o coronel Albernando Monteiro, comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), outros onze pontos de pichação com conteúdo criminoso foram identificados na RMB. “A Operação Tolerância Zero é uma forma de o poder público demonstrar que está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança pública. É uma forma de inibir o crime organizado de externar suas ordens, por meio de pichações nas vias públicas”, afirmou.


Ainda de acordo com o coronel, os locais de pichação também coincidem com os bairros de maior incidência criminal na área metropolitana e a resposta da PM já tem sido dada. “Nos últimos finais de semana, com o reforço do Comando de Missões Especiais, implementamos várias modalidades de policiamento e obtivemos bons resultados”, completou.

“Além de ser uma forma educacional e preventiva de combater o crime, nós teremos uma resposta da população, com certeza, pelo número 181, no Disque-denúncia”, frisou o delegado James Souza, responsável pela Superintendência da Polícia Civil na Região Metropolitana. O secretário municipal de segurança pública de Ananindeua, José Maria de Lima, conhecido por "Zezinho Lima", afirmou que o objetivo principal é mostrar a força do poder público em benefício da população. “Não tenho dúvida de que essa união vai ser bem-vinda para o nosso município”.

Pará Marina Santos, 35 anos, moradora do loteamento Carlos Marighella, a ação dos órgãos de segurança pública reforça a sensação de segurança. “Essa iniciativa é ótima, evita o constrangimento de pessoas que ficam intimidando a população”, elogiou a moradora que mora em frente a alguns muros com pichações.

A Operação Tolerância Zero deve prosseguir nos próximos dias, em parte da área de circunscrição do CPRM, que abrange o 6º (Jaderlândia, Atalaia, Cidade Nova, Icuí e 40 Horas), 21° (Marituba), 29º (Paar, Curuçambá e Distrito Industrial) e 30º batalhões (Guanabara, Águas Lindas, Águas Brancas e Aurá), além da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Benevides. Juntas, as unidades são responsáveis por 26 bairros de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias