Notícias / Pará

PERIGO

Acidentes com descarga elétrica: veja os riscos e como evitar

Segunda-Feira, 11/02/2019, 10:05:58 - Atualizado em 11/02/2019, 11:49:37 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Acidentes com descarga elétrica: veja os riscos e como evitar (Foto: Via Whatsapp)
As maiores causas de acidentes estão ligadas a realização de trabalhos muito próximos a rede de energia, segundo a Celpa. (Foto: Via Whatsapp)

Furto de energia e descumprimento de normas de segurança na construção civil ao manuseio da rede elétrica por pessoas não habilitadas estão entre as principais causas de acidentes com descarga elétrica no Pará.

De acordo com a Celpa, concessionária responsável pela distribuição e manutenção da rede elétrica, somente em 2018, foram registradas 14 ocorrências em todos o Estado, sendo 10 com vítimas fatais.

O caso mais recente foi envolvendo um pedreiro, de 48 anos, que segundo a Celpa, recebeu uma descarga elétrica quando tentava consertar o telhado de uma residência no conjunto CDP, bairro do Marex, em Belém, e encostar na fiação.

A vítima, identificada como Edinei Santos Silva, foi encontrada inconsciente pela equipe de socorristas do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e com queimaduras graves no rosto e em parte do corpo. Segundo a concessionária, o pedreiro foi encaminhado ao setor de queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, e apresenta um quadro de saúde estável.

CUIDADOS E SEGURANÇA

O executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes, explica que para as construções civis, por exemplo, existem alguns parâmetros que precisam ser cumpridos rigorosamente para garantir a integridade de cada um.

Segundo Fernandes, o ideal é que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,7 metros da fiação elétrica. Nos casos de imóvel com dois pavimentos e sacada, a distância deverá ser de 3,0 metros.

As placas de publicidade, onde trabalhadores periodicamente fazem ações, também devem respeitar a margem de segurança de 1,7 metros, no mínimo.

O executivo da Celpa destaca ainda, que “uma das maiores causas desses imprevistos está ligada a execução de serviços muito próximo à rede” e por isso, “é muito importante atentar para as distâncias recomendadas entre as fiações e as construções”, alerta Alex, ressaltando que “reformas, pinturas e manutenção de fachadas também devem entrar no radar de cuidados”.

Fernandes ressalta que o risco de acidente é grande nesses casos, já que por um descuido, a pessoa que está trabalhando pode encostar em algum material metálico na rede e ainda existe o choque por aproximação.

O executivo de segurança explica que existem basicamente dois grandes riscos para a população: um é o contato acidental de materiais metálicos com a rede e o outro é a proximidade, “já que em determinados níveis de tensão não é necessário tocar na rede para levar uma descarga”.

Antes de fazer qualquer construção, Alex recomenda que a pessoa responsável verifique a localização da rede de distribuição de eletricidade e mantenha distância.

“Tomando todos esses cuidados podemos minimizar consideravelmente os números de acidentes provocados pela falta de atenção com a rede elétrica. E reforçamos que somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na fiação”, alerta o executivo.

Acompanhe no infográfico as principais dicas:

Reportagem: Andressa Ferreira

Multimídia: Gabriel Caldas

(DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL