plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

TV que enrola e celular dobrável vão chegar às lojas em 2019

Em quase 30 anos de existência a internet proporcionou mudanças radicais nas formas de relacionamento da sociedade atual. Mais do que uma possibilidade de conexão através de um computador, o que a internet proporciona, agora, é a interação cada vez mais p

Em quase 30 anos de existência a internet proporcionou mudanças radicais nas formas de relacionamento da sociedade atual. Mais do que uma possibilidade de conexão através de um computador, o que a internet proporciona, agora, é a interação cada vez mais próxima e imediata com aparelhos e equipamentos do dia a dia.

Professora do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal do Pará (IFPA), Rita Gomes aponta que o que a tecnologia reserva para o futuro próximo é a disseminação da chamada ‘internet das coisas’.

Tal interação é a que proporciona, por exemplo, que uma geladeira já consiga identificar e avisar da falta de algum produto. “São pequenas coisinhas do dia a dia e que, em pouquíssimo tempo, no final de 2019, por exemplo, já estarão tão enraizadas que vamos achar que elas sempre existiram”.

Para este ano, o que as pesquisas já demonstram é que tal modelo de tecnologia deve se intensificar, sobretudo nas áreas da educação e saúde. “Na educação, tem estudos nessa área em que o próprio celular se torna um equipamento de auxílio na educação em si”, exemplifica. “E o grande foco continua sendo os smartphones, além de equipamentos com sensores que fazem com que a máquina interprete que precisa executar alguma tarefa”.

Em uma rápida busca nas novidades apresentadas em grandes feiras de tecnologia, já é possível encontrar exemplos deste tipo com previsão de oferta no mercado ainda para 2019. Confira:

TV “enrolável”

Se as telas cada vez mais finas das televisões já surpreendem, uma nova tendência lançada pela LG sequer era cogitada anos atrás. A empresa apresentou, neste ano, uma televisão de LED de 65 polegadas que, ao acionar um botão, se enrola ao redor de um eixo até que fique toda armazenada dentro de uma base, desaparecendo. Na medida em que a tela flexível começa a entrar na base, a impressão que se tem é a de um vidro elétrico de um carro que começa a descer. A televisão foi batizada como LG Signature OLED TV R.

Smartphone com tela dobrável

Em sites especializados em tecnologia não é difícil encontrar imagens e vídeos de modelos de smartphone com telas dobráveis. Diferentes marcas já sinalizaram que apostarão neste modelo para o ano de 2019. A chinesa Huawei já sinalizou, em convite para a sua conferência em uma feira de tecnologia, que ocorrerá no final deste mês na Espanha – a Mobile World Congress 2019 -, que deve apresentar um modelo de smartphone com tela dobrável.

Além dela, a conhecida Samsung apresentou, ainda no final de 2018, um modelo de celular com tela dobrável. A mostra ocorreu durante uma conferência realizada nos Estados Unidos e a sinalização é de que o modelo seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano.
Menos conhecida entre os brasileiros, a chinesa Royole também apresentou, na edição de 2019 da Consumer Electronics Show (CES) – grande feira de tecnologia realizada nos Estados Unidos - o seu modelo para celular com tela dobrável. No site da Royole, o preço indicado para o aparelho de 128 GB é de $1,318.00 dólares, o que corresponderia, hoje, a aproximadamente R$4.800.

Cartões de memória de 1 TB

Ainda nos anos 90, a forma mais eficiente de guardar e transportar arquivos era através dos chamados disquetes. Na época, os de maior capacidade chegavam a 5,76 MB, espaço que comporta apenas cinco fotos digitais. Passados 30 anos, já estão disponíveis no mercado cartões de memória com capacidade de 1 TB de armazenamento. Só para se ter uma ideia da evolução, com 1 TB é possível armazenar mais de 300 mil fotos digitais em alta resolução. O cartão de memória com essa alta capacidade de armazenamento já é oferecido pela empresa americana Lexar.

Espelho inteligente

Ainda durante a CES 2019, a empresa europeia CareOS apresentou um espelho que promete máxima interação com o ser humano. Através do uso de realidade aumentada, o espelho batizado de Artemis consegue simular tinturas, cortes e penteados antes do cliente iniciar qualquer tipo de procedimento. Além disso, o espelho pode ser operado por comando de voz, acender luzes automaticamente para facilitar a realização da barba ou mesmo mostrar vídeos de tutoriais de maquiagem a partir do reconhecimento do produto de maquiagem utilizado. A perspectiva é de que o espelho inteligente seja colocado à disposição no mercado no segundo semestre deste ano.

Dobrador de roupa

Com previsão de lançamento para o final de 2019, um robô realiza tarefas do dia a dia como dobrar calças, camisas e vestidos com facilidade, precisão e em pouquíssimo tempo. A responsável pelo robô é a companhia FoldiMate, que afirma que a máquina – que se assemelha a uma grande impressora – é capaz de dobrar até 25 peças em menos de cinco minutos.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias