plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Governo Federal pretende criar regras para novos concursos

O Governo Federal já começa a avaliar critérios para a realização dos primeiros concursos públicos da nova gestão Jair Bolsonaro. A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia anunciou que, ainda em feverei

O Governo Federal já começa a avaliar critérios para a realização dos primeiros concursos públicos da nova gestão Jair Bolsonaro. A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia anunciou que, ainda em fevereiro, deverá ser publicado um decreto estipulando regras que deverão ser seguidas para a autorização dos novos certames. De acordo com o secretário especial, Paulo Uebel, a autorização dos novos concursos estará atrelada ao cumprimento destas condições.

De acordo com ele, uma das condições para o início dos novos certames é a digitalização de 100% dos serviços ofertados pela internet. Além disso, os processos administrativos que ainda utilizam papel deverão migrar para o formato digital. Com isto, o governo pretende agilizar a eficiência dos serviços, evitando contratações desnecessárias e pontuar postos que efetivamente necessitam de novos servidores.

Neste sentido, os órgãos deverão apresentar uma descrição dos trabalhos de cada cargo. Também deverão ser revistas as políticas de cessão de servidores a outros ministérios, estados e municípios, o que facilitará o mapeamento da real necessidade de pessoal em cada órgão. Dentro destes critérios, o governo poderá efetivamente retomar a contratação de pessoal para o funcionalismo público, o que já pode ter início nos próximos meses.

(Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

ESPERADOS

Entre os concursos mais esperados estão os do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e TCU (Tribunal de Contas da União). Há também expectativa para outros certames pretendidos, como o da Polícia Federal, do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Banco Central.

A lei 13.808, sancionada em 16 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, que estabelece o orçamento federal de 2019, prevê nada menos do que 48.224 vagas, sendo 43.373 para preenchimento e 4.851 para novos cargos. A expectativa é de que estes concursos passem a ser autorizados gradualmente, assim que publicado o novo decreto e comprovadas as condições necessárias.

(JC Concursos)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias