Notícias / Pará

SEGURANÇA

Força Nacional vai atuar em sete bairros da Grande Belém

Quinta-Feira, 07/02/2019, 07:19:21 - Atualizado em 07/02/2019, 07:20:23 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Força Nacional vai atuar em sete bairros da Grande Belém (Foto: Mario Quadros/Arquivo)
O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviará em breve ao Pará 200 agentes da Força Nacional (Foto: Mario Quadros/Arquivo)

Cinco bairros de Belém e outros dois da Região Metropolitana receberão o reforço de 200 homens da Força Nacional que devem chegar ao Pará em março. A informação foi confirmada ontem pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado. Como o efetivo disponibilizado é menor do que os 500 pedidos pelo governador Helder Barbalho (MDB) ao Governo Federal, eles não irão para o interior do Estado neste primeiro momento. Porém, o titular da Segup confirmou que nas demais cidades a operação Polícia Mais

Forte será intensificada, com a circulação de mais viaturas e compra da “hora de folga”, garantindo a presença dos policiais nas ruas, para combater a criminalidade também nas demais regiões. A permanência mínima dos enviados é de seis meses.

“O nosso planejamento previa um reforço com 500 homens, e com base nele, mapeamos municípios, barreiras. Como houve a redução, adequamos o esquema à Região Metropolitana de Belém, segundo dados técnicos, estatísticos e da inteligência, com base no quantitativo populacional, média e número absoluto de homicídios, latrocínios e roubos”, explicou o secretário.

Como parte dessa estratégia, não serão divulgados quais os bairros selecionados e nem de que forma a Força Nacional entrará e/ou atuará nesses locais. Na próxima semana, uma equipe da Segup segue mais uma vez rumo a Brasília para as tratativas finais, e já deve voltar de lá sabendo a data em que a Força Nacional desembarca no Pará. É possível que, posteriormente, um novo efetivo seja deslocado ao Estado, e esse sim, será encaminhado ao interior.

No dia 2 de janeiro, um dia após tomar posse como governador, Helder Barbalho pediu oficialmente ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, o envio da Força Nacional por se tratar de uma das medidas previstas em seu plano de Governo para o combate à violência em todo o Estado. A confirmação da solicitação foi divulgada anteontem. Helder chegou a ir a Brasília também no mês passado para reforçar pessoalmente com o Moro a necessidade do envio da tropa. 

A convite do governador, o representante da Força Nacional, Major Biachini, se reuniu com a cúpula da Segurança Pública do Pará, por volta do mesmo período, para tratar sobre o envio da tropa ao Estado. Durante o encontro, ele recebeu um relatório com o cronograma e plano de atuação da Segup e visitou a estrutura que será disponibilizada para receber a

Força Nacional. Após esse encontro, o documento foi encaminhado ao ministro para a autorização, publicação de portaria, mobilização da tropa e o deslocamento.

(Carol Menezes/Diário do Pará)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL