plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Defesa Civil monta estratégias para prevenir ocorrências no Pará

Os primeiros meses do ano no Estado do Pará são reconhecidamente os de maior quantidade de chuva. Consequentemente, é o período mais propício para alagamentos, enchentes e outros desastres naturais, pelo grande volume de água. Por conta disso, a Defesa Ci

Os primeiros meses do ano no Estado do Pará são reconhecidamente os de maior quantidade de chuva. Consequentemente, é o período mais propício para alagamentos, enchentes e outros desastres naturais, pelo grande volume de água. Por conta disso, a Defesa Civil do Estado do Pará vem montando estratégias e agindo na prevenção dessas ocorrências junto à população.

A primeira iniciativa que o órgão realiza de forma preventiva é a capacitação dos agentes das Coordenadorias Municipais da Defesa Civil, como explica o capitão Marcelo Santos, da Divisão de Apoio à Comunidade.

“Dentro do nosso plano estratégico temos algumas ações. O que estamos trabalhando, atualmente, é a capacitação das Comdecs, que têm muitos agentes novos. Vamos ter duas turmas para comandantes do Corpo de Bombeiros. Todos os comandantes dos quartéis, do interior e da capital, serão capacitados para entender as ocorrências e saber qual é característica dos Bombeiros e qual é da Defesa Civil”, explicou Santos.

Uma ferramenta fundamental para esse trabalho de prevenção e auxílio à população do Estado são os avisos emitidos pela Defesa Civil por SMS. O serviço funciona a partir do envio de uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da residência em que mora. Automaticamente o contato será salvo e, a cada alerta de uma possível situação de perigo na área, será encaminhado um SMS informando o morador. O número de CEPs para o cadastro é ilimitado, caso o cidadão queira monitorar diferentes lugares.

“Hoje nós temos nosso monitoramento hidroclimático, onde trabalhamos com as agências como: Censipam, INMET e CPTEC/INPE, que mandam boletins para nós frequentemente. A partir desse boletim é gerado um alerta. Se for necessário, esse alerta é enviado para a comunidade via mensagem de texto. É uma ferramenta válida para o estado todo, vamos estar sempre divulgando”, afirmou o capitão.

A Defesa Civil informou ainda que as ações são feitas de forma geral por todo o Pará, porém, três regiões exigem um cuidado um pouco maior. São elas: Baixo Amazonas, Sudeste do Pará e Região Metropolitana. Essas áreas concentram o maior número de casos, muito em função do número de habitantes, onde o impacto acaba sendo maior. Mesmo estando em alerta por conta do período de chuvas, o órgão informou que até o momento não há casos de situação de emergência em nenhum município.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias