plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores do Marco sofrem transtornos por causa da chuva

Não precisou mais do que 20 minutos para que as áreas próximas aos canais de Belém ficassem totalmente alagadas com a chuva que caiu na manhã de ontem (5). Em parte do bairro do Marco, os transtornos provocados pelos alagamentos já fazem parte da rotina d

Não precisou mais do que 20 minutos para que as áreas próximas aos canais de Belém ficassem totalmente alagadas com a chuva que caiu na manhã de ontem (5). Em parte do bairro do Marco, os transtornos provocados pelos alagamentos já fazem parte da rotina dos moradores. O canal da José Leal Martins, que se estende por diversas quadras, é o principal causador do alagamento. Ontem, ele não chegou a transbordar, mas segundo os moradores, a água fica empossada por diversos dias, causando mau cheiro.

Além disso, a presença do canal faz com que a água da chuva fique empossada nas vias do entorno. Na travessa Barão do Triunfo, o alagamento se estende por uma quadra inteira. A aposentada Diva Ione tem 76 anos e apesar da idade e do corpo frágil, ela enfrentou a lama com a ajuda de um morador.

Ela diz que se arrisca a cair e a pegar doença há 55 anos, ou seja, desde que se mudou para o bairro. “Aqui tem transtornos para todos os lados, um descaso absurdo com a gente”, reclama.

MAURITI

A poucos metros dali, outra via que sofre com o problema é a travessa Mauriti. Os carros passam devagar. Alguns estacionam e esperam a água escorrer. Os pedestres que não podem esperar encaram a água suja.

Manoel de Jesus trabalha de serviços gerais e precisava chegar em casa para ir para o trabalho. Sem alternativa tirou as botas, colocou no carro de mão e atravessou ao alagado, mesmo sabendo dos riscos de doença que a água pode causar. “Tenho medo de pegar leptospirose, muita gente aqui já pegou, mas tenho que ir. Aqui isso é antigo”, afirma.

Pior mesmo é a situação da passagem Celina, entre as travessas Mauriti e Estrela. A água empossa tanto que os moradores são obrigados a suspender as calçadas para evitar a invasão para dentro das moradias. A costureira Aila Mendes, 58, diz que o piso da sala já cedeu quatro vezes, o que obrigou o marido a levantar a calçada em muitas oportunidades.

“Perdi geladeira e máquina de lavar depois que a água invadiu a minha casa”, relata Aila. Na mesma rua as mães precisaram colocar os filhos no colo para poder levá-los à escola, em uma cena corriqueira.

RESPOSTA PMB

A Prefeitura de Belém diz, em nota, que os canais da área baixa do bairro do Marco estão localizados na bacia do Tucunduba, onde obras de macrodrenagem são gerenciadas pelo Governo do Estado. Mas, informou que equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizam limpeza regular nos canais do bairro do Marco.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias