plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Roubos de carro têm queda de 50% no Estado

O número de roubo de carros diminuiu 50,4% no mês de janeiro deste ano, segundo a Polícia Civil do Pará. Ontem, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), divulgou o primeiro balanço de ocorrências de roubos e furtos de ca

O número de roubo de carros diminuiu 50,4% no mês de janeiro deste ano, segundo a Polícia Civil do Pará. Ontem, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), divulgou o primeiro balanço de ocorrências de roubos e furtos de carros este ano. Os dados apontam que entre 1 a 31 janeiro de 2019 foram registrados 366 casos de roubos de carro e motocicletas no Estado. Em janeiro do ano passado – ou seja, no mesmo período – foram registradas 738 ocorrências de roubos.

Ainda no mesmo balanço, a polícia civil apontou ainda que o número de ocorrência de furtos de veículos também reduziu expressivamente – exatos 34,29%. Em janeiro deste ano, 320 ocorrências de furtos foram registradas, e em janeiro do ano passado foram 487 registros.

Somados os casos de furtos e de roubos de veículos automotores, janeiro de 2019 apresentou um total 689 registros na Polícia Civil. No mesmo período do ano passado, este total foi de1.225 ocorrências. Ou seja, a diminuição de furtos e roubos de carros e motos é de 44%.

Para o delegado Washington Santos Oliveira, titular da DRFRVA, a redução dos números se deve a metodologia de trabalho desenvolvida pela equipe que tem como alvo as lideranças das associações criminosas que estão envolvidas em roubos e furtos de veículos de carros. “Intensificamos e mantivemos constantes as operações de combate a estes grupos criminosos. Não se pode prender somente os receptadores”, frisou.

“Inclusive, prendemos recentemente um dos principais acusados de agir como falsificador de documentos de carros”, pontuou o delegado. Frank William Pereira Pacheco foi preso durante a operação ‘Quatro Rodas’, semana passada. Junto com ele também foi preso Francisco Nilton Bezerra Farias Júnior. Os dois atuavam na receptação de carros e motos roubadas e/ou furtadas, falsificação de documentos públicos e estelionato. Eles vendiam os carros roubados com documentos falsos.

Washington pontuou ainda que as investigações também atentaram para a venda de carros pela internet, onde alguns carros roubados eram anunciados à venda e tinham documentos falsos.

CARRO RECUPERADO

A vítima, que pediu para não ser identificada, respirou aliviada por ter recebido de volta o carro que lhe foi roubado na noite do último dia 25, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A mulher lembrou que entrava em casa quando foi abordada por dois homens armados que a renderam e anunciaram o assalto.

“Eles mandaram eu sair da direção e ficaram circulando comigo dentro do carro (sequestro relâmpago) até me abandonarem na Avenida Perimetral. Depois fugiram com o meu carro em direção à Avenida João Paulo II”, relatou. Ela denunciou o caso à Polícia e viveu os últimos dias na incerteza se iria recuperar o carro de volta.

Na tarde de ontem (4), a equipe de policiais civis da Seccional da Pedreira apuravam a denúncia de que um homem supostamente foragido da Justiça estava escondido na Avenida Marquês de Erval, próximo a um canal. O suspeito foi identificado como Rui Henrique de Sousa Serra, idade não divulgada, e em poder dele os policiais encontraram drogas, munições e um molho de chaves de carros – uma delas, inclusive, era do carro da moradora da Cidade Velha, assaltada no dia 25.

De acordo com o delegado Daniel Castro, que preside o inquérito, Rui de início negou que as chaves fossem dele e não explicou de quem seriam os carros – um deles o da mulher que estava estacionado próximo aonde ele foi abordado. O veículo estava com uma placa clonada, inclusive. “Nós verificamos que uma das chaves era de um Citroen e constatamos que era o veículo que tinha sido roubado no dia 25. Daí entramos em contato com a vítima que reconheceu o Rui como um dos assaltantes”, disse.

“Além da chave do Citroen tem também uma chave de um carro da Fiat, que acredito ser de um Siena verde, que também foi abandonado numa área próxima de onde o suspeito estava”, desfechou o delegado que já tinha autuado o acusado por tráfico de drogas e posse de munição. “Estamos dando início a investigação para verificar também o envolvimento dele nos casos de roubos de carros”, acrescentou Castro.

(Denilson D'almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias