plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Helder entrega delegacia à população de Jacundá

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou no sábado (2), a nova delegacia do município de Jacundá e um posto de identificação no município do sudeste do Pará. O espaço passou por uma reforma completa, que foi realizada com recursos do Fundo de Inv

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou no sábado (2), a nova delegacia do município de Jacundá e um posto de identificação no município do sudeste do Pará. O espaço passou por uma reforma completa, que foi realizada com recursos do Fundo de Investimento em Segurança Pública (FISP), com custo total de R$ 987 mil.

A reforma foi necessária diante da situação precária em que se encontrava o antigo prédio da Polícia Civil no município. Além de atender aos mais de 58 mil moradores, o local também serve para atender ocorrências de cidades próximas.

“Poder estar aqui em Jacundá, entregando esta delegacia, que servirá não apenas para um ambiente adequado para quem trabalha, mas também para atender à população, inclusive com o serviço de identificação, mostra que estamos fortalecendo a presença do Estado”, disse o governador.

“Nós sempre dissemos que a estratégia para melhorar a segurança pública é ter de um lado a pacificação, com a presença dos órgãos de segurança, e por outro lado, a presença do Estado, promovendo serviços que promovam a cidadania, a melhoria da qualidade de vida para as pessoas. Só assim, efetivamente, a população terá a polícia em seu favor, sabendo que o Estado está absolutamente preocupado em prestar bons serviços à sociedade”, concluiu Helder Barbalho.

O prédio onde funciona a delegacia, que hoje foi entregue completamente reformado, é de 1984, construído no então governo do senador Jader Barbalho. Desde então, não havia passado por nenhuma reforma. “Depois que o governador Jader inaugurou essa delegacia, nunca mais teve qualquer melhoria aqui. O prédio estava caindo. Foi preciso chegar o filho do Jader, agora governador Helder, para melhorar isso. Jacundá precisava e estamos muito felizes”, desabafou agradecido Edimar da Silva, pintor, que é morador do município.

ATENDIMENTO

O Delegado Geral do Estado, Alberto Teixeira, destacou a importância desta entrega. “O tempo é de trabalho, então, é com imensa satisfação que estamos hoje aqui para entregar à população de Jacundá, sua nova Delegacia de Polícia Civil e o Posto de Identificação. Com ajuda do governador, estamos demonstrando a vontade de avançar em uma prestação de serviços da melhor qualidade à população”, disse.

Ualame Machado, secretário de Segurança Pública, destacou a importância da reinauguração da delegacia. “Iniciar uma gestão composta por profissionais capacitados e focar muito na estrutura de trabalho para os polícias e órgãos que integram o sistema de segurança, esse é um dos nossos objetivos. A cidade de Jacundá tem uma demanda considerável na região e necessita não só o atendimento das ocorrências policiais, mas também do atendimento ao público, como será agora com a emissão de RG’s”, pontuou.

Para Hemilly Fernandes, de 12 anos, estudante, que teve a primeira carteira de identidade expedida pela delegacia reinaugurada, o momento é de felicidade. “Estou muito feliz, pois agora tenho minha carteira de identidade. Agora posso ir ao cinema e sair com as amigas, pois tenho meu RG”, contou.

SERVIÇO

IDENTIDADE

A partir de agora, a Delegacia poderá oferecer o serviço de emissão de carteiras de Registro Geral (RG) à população. As carteiras de identidade serão expedidas de segunda a quinta-feira, de 8h, às 12h. Serão distribuídas 30 senhas de atendimento por dia. Estima-se que cerca de 500 carteiras de identidade sejam emitidas ao mês.

Governador garante investimentos em escolas da cidade

Após entregar a reforma da Delegacia de Jacundá, no mesmo dia o governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com uma comitiva de secretários, deputados, autoridades e lideranças comunitárias, visitou as escolas estaduais Irmã Dorothy Stang e Professora Maria da Glória Rodrigues Paixão, naquele município. Na ocasião, Helder viu as condições das escolas e lamentou a situação em que foram encontradas.

Durante a visita na escola Irmã Dorothy Stang, localizada no bairro José Rasteiro, o governador constatou vários problemas, como a quadra esportiva com telhado completamente quebrado, sua estrutura metálica totalmente enferrujada, além da falta de manutenção evidente deixa o mato cobrir toda a quadra. Já nas salas de aula o problema é ainda maior, com carteiras quebradas, ventiladores sem funcionar e quadros deteriorados.

Já na escola Professora Maria da Glória Rodrigues Paixão, localizada no centro da cidade, a situação não foi diferente. A última reforma no local foi em 2010, ainda na gestão da governadora Ana Júlia Carepa. Segundo a diretora, Rosilene Assunção, os principais problemas são: falta de água, problemas na fiação elétrica, carteiras antigas e quebradas. As estruturas tanto da cantina, como dos banheiros também estão em precariedade.

O governador Helder Barbalho, garantiu que enviará investimentos para as escolas de Jacundá. “Em janeiro, uma equipe da Seduc já esteve por aqui avaliando as condições e já encaminhamos os investimentos necessários para que os alunos, quando chegarem para o início do ano letivo, possam encontrar um ambiente adequado”, disse.

“Estarei, na próxima segunda-feira (4) em Brasília, com o ministro da educação, para apresentar a situação do Estado. Nós temos muitas obras que foram perdidas pelo governo passado. Nós vamos limpar a área para poder garantir que o Estado esteja apto para receber novos investimentos, priorizando a educação”, conclui o governador.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias