plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Exemplo: estudante cega supera dificuldades e é aprovada na UEPA e UFPA

A emoção de escutar o nome no listão dos aprovados no vestibular veio em dose dupla para a estudante paraense, Paula Patrícia da Silva Ribeiro, de 22 anos, moradora do município de Vigia, nordeste paraense. A jovem, que é deficiente visual, foi aprovada n

A emoção de escutar o nome no listão dos aprovados no vestibular veio em dose dupla para a estudante paraense, Paula Patrícia da Silva Ribeiro, de 22 anos, moradora do município de Vigia, nordeste paraense. A jovem, que é deficiente visual, foi aprovada no curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Letras na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Apesar de esperar a aprovação, a estudante afirma que ficou surpresa ao ouvir o nome no listão da Federal, divulgado na última terça-feira (29).

"Eu esperava passar, mas não nas duas universidades. Para a minha felicidade, consegui essa vitória em dose dupla", ressaltou Paula.

A estudante relatou que nasceu com a deficiência visual, mas que isso nunca a impediu de realizar os seus sonhos. Mesmo com todas as dificuldades ao longo da jornada até à universidade, como a falta de materiais adequados para a sua condição física, ela conta que sempre deu um jeitinho de manter os estudos em dia e se preparar para o vestibular.

"A minha vida escolar foi um pouco difícil, principalmente por conta dos materiais usados em sala de aula. Eu precisava de materiais com a escrita em braile, mas não tinha como. No cursinho, eu usava um gravador e gravava todas as aulas. Quando chegava em casa, ficava escutando as aulas", afirma a jovem.

Leia mais:

A falta de acessibilidades na escola fez com que a estudante pensasse em desistir, mas ela ressalta que o apoio dos familiares e amigos foi fundamental para chegar à aprovação: "Pensei em desistir, mas tive o apoio de muitas pessoas. Eu coloquei em minha cabeça que ia seguir em frente e eu cheguei até aqui."

Ei, internauta, não teve a mesma sorte de ouvir o nome no listão? A jovem deixou um recado especial para você.

"Não desistam. Tentem quantas vezes forem possível, pois um dia vocês vão chegar lá. Acreditem", finalizou Paula.

(Paloma Lobato/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias