Notícias / Mundo

53 ABAIXO DE ZERO

EUA sofre com baixas temperaturas e Trump ironiza: 'cadê o aquecimento global?'

Quarta-Feira, 30/01/2019, 14:48:47 - Atualizado em 30/01/2019, 15:37:07 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

EUA sofre com baixas temperaturas  e Trump ironiza: 'cadê o aquecimento global?' (Foto: Reprodução)
As autoridades orientam os moradores a não ficarem muito tempo fora de casa. (Foto: Reprodução)

Uma onda de frio que atinge os Estados Unidos nesta quarta-feira (30) é considerada uma das mais intensas de toda a história. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas mínimas podem chegar a -40ºC e a sensação térmica aos -53ºC em alguns estados do norte do país. 

As temperaturas abaixo de zero devem atingir cerca de 55 milhões de pessoas. Os estados do Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississipi já declararam estado de emergência por causa do frio. O Serviço Nacional do Tempo (NWS) afirmou que cerca de 75% da população dos Estados Unidos será submetida a temperaturas abaixo de zero até o próximo domingo (3). 

Em Illionois, a previsão é de que as temperaturas cheguem a -33ºC, com ventos que podem causar a sensação térmica de até -46ºC. Já em Minnesota, os meteorologistas preveem a sensação térmica de -53º ou até menos. Esse é o recorde de temperatura mais baixa já registrada em Minnesota, superando a registrada em 1996, com -51ºC. No estado de Wisconsin, a neve deve atingir a altura de, ao menos, 60 centímetros. Também é esperado neve em outros estados do sul do país, como Alabama e Geórgia. 

“Estas são condições muito perigosas e podem levar a queimaduras na pele exposta em apenas cinco minutos”, tuitou o escritório do NWS perto de Minneapolis e St. Paul. “A melhor coisa que você pode fazer é limitar seu tempo do lado de fora”.

ENQUANTO ISSO O TRUMP...

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou uma rede social para se manifestar sobre as baixas temperaturas e pediu para que o aquecimento global volte o quanto antes. “No belo Meio-oeste, as temperaturas do vento estão chegando a 60 graus negativos, o mais frio já registrado. Nos próximos dias, espera-se que fique ainda mais frio. As pessoas não podem sobreviver do lado de fora nem por minutos. O que diabos está acontecendo com o aquecimento global? Por favor, volte rápido, precisamos de você!”, escreveu o republicano em uma mensagem no Twitter.

Confira: 

CHICAGO 

O frio tá tão intenso em Chicago, que as autoridades preveem que milhões de pessoas vão experimentar temperaturas abaixo de zero e alertam para o risco de congelarem em menos de 10 minutos ao ar livre. Para manter os trens em funcionamento, as equipes do metrô colocaram fogo nos trilhos para evitar o congelamento. Além disso, alguns policiais colocaram o uniforme na rua e a roupa ficou completamente congelada, em pé no local. 

Equipes do metrô estão colocando fogo nos trilhos do trem para não congelarem. Foto: Reprodução

(Com informações da Veja)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL