Notícias / Pará

HOMENAGEM

Série 'Maquetes Belém - 403 anos' já é sucesso entre os leitores

Segunda-Feira, 28/01/2019, 07:47:04 - Atualizado em 28/01/2019, 07:54:18 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

 Série 'Maquetes Belém - 403 anos' já é sucesso entre os leitores (Foto: Ney Marcondes)
O carioca Alex Lacerda teve a oportunidade de ler sobre a Igreja do Carmo e conhecer a maquete (Foto: Ney Marcondes)

Os detalhes por trás da imponente arquitetura da Igreja do Carmo, que fica no bairro da Cidade Velha, em Belém, foram apresentados aos leitores do DIÁRIO na edição de ontem, dia em que foi encartado o primeiro exemplar da série ‘Maquetes Belém – 403 anos’. Dois monumentos emblemáticos da capital paraense ainda serão encartados nos próximos domingos: o Theatro da Paz e o Laudo Sodré.

Em Belém a trabalho, o jornalista carioca Alex Lacerda, 39 anos, não escondeu a satisfação ao tomar conhecimento da publicação da maquete da Igreja do Carmo, gratuitamente, na edição de domingo. Circulando pelo bairro da Cidade Velha, ele teve a oportunidade de ler sobre a história da igreja e conhecer a maquete, ao mesmo tempo em que contemplava o prédio físico. 

“Qualquer projeto que incentive a cultura, ainda mais de uma cidade tão interessante como essa, é sempre muito válido. Esse tipo de projeto incentiva as pessoas a aprenderem um pouco mais sobre a nossa história, a história que é do Brasil como um todo”, destacou. “Eu vou passar apenas dois dias na cidade, mas fiz questão de circular um pouco para observar toda essa beleza arquitetônica”.

Diante do monumento que figurará nas próximas edições do projeto, o Theatro da Paz, o assistente administrativo Carlos Oliveira, 53, também aprovou a iniciativa. Com a maquete em mãos, ele reforçou a necessidade de se preservar o patrimônio histórico da cidade. “É uma iniciativa muito boa não só como conhecimento, mas como divulgação também”, avaliou. “Os nossos casarões precisam ser valorizados e também mais bem cuidados”.

PATRIMÔNIO

Para o contador Teodoro da Gama, 68, as maquetes e a valorização da história que está por trás de cada monumento são fundamentais para despertar o carinho pelo patrimônio histórico e cultural da cidade. “Em geral as pessoas conhecem pouco da história dos prédios, então é sempre bom divulgar isso, principalmente para a nossa juventude”.

A SÉRIE

A série Maquetes Belém – 403 anos homenageia a capital paraense com o encarte gratuito de três grandes ícones de seu patrimônio arquitetônico. O projeto iniciou com o encarte da maquete da Igreja do Carmo e apresentará, sempre aos domingos, as maquetes do Theatro da Paz e do Lauro Sodré, sede do Tribunal de Justiça do Pará. A iniciativa tem patrocínio da Agropalma, Claro e Hapvida.

 

(Cintia Magno/Diário do Pará)





Comentários

Destaques no DOL