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Ações do Governo garantem fluidez na BR-316

A BR-316, principal acesso rodoviário da capital paraense, passará nos próximos 19 meses pela maior intervenção estrutural desde que ganhou o atual formato de seis pistas - três em cada sentido. Alguns trechos possuem, inclusive, oito faixas. A obra de am

A BR-316, principal acesso rodoviário da capital paraense, passará nos próximos 19 meses pela maior intervenção estrutural desde que ganhou o atual formato de seis pistas - três em cada sentido. Alguns trechos possuem, inclusive, oito faixas. A obra de ampliação foi feita na década de 1980, pelo Governo Federal. Desde então, a via passou por várias revitalizações de menor porte, como ocorreu no trecho entre a Prefeitura de Ananindeua e a sede do Clube Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na época em que o atual governador do Pará, Helder Barbalho, era prefeito do município da Grande Belém.

O projeto de Requalificação da BR-316 começou a ser desenvolvido pelo Governo do Estado no último dia 15, e precisou do apoio de uma estrutura preparada emergencialmente para minimizar, ao máximo, os impactos que uma grande obra provoca na vida do cidadão. Por isso, foi criada uma pista adicional na área do acostamento para garantir fluidez no trânsito no momento que a pista principal estiver fechada para obra; e é feita a manutenção preventiva das vias alternativas quando há necessidade de desvio do tráfego da BR, ou abertura e fechamento de retornos, e ainda a execução de desvios, conforme o avanço das obras.

Também houve reforço das sinalizações, fiscalização e orientação do trânsito e foi colocada nas ruas uma campanha para difundir informações do cronograma dos trabalhos, para que o cidadão não seja surpreendido com mudanças ou intervenções. Até o momento, as medidas foram bem aceitas por motoristas, pedestres, ciclistas e até ambulantes.

Outra medida para minimizar os impactos da obra entrará em vigor a partir do dia 1º de fevereiro, quando o horário de entrada e saída de veículos pesados em Belém pela BR passará a ser das 7h às 10h e das 17h às 21h. Os motoristas de caminhão poderão usar o traslado de cargas por balsa desde a Alça Viária até os portos de Belém, que terá preço da passagem reduzido.

Tempo de viagem depois da conclusão cairá pela metade

A requalificação da BR-316 vai garantir serviço de transporte público que atenderá a uma população de cerca de um milhão de pessoas. A estimativa é que, quando concluído, contribua para reduzir pela metade o tempo da viagem até o centro de Belém.

Segundo o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro, as obras vão além da implantação de veículo rápido. “É uma obra fundamental para a racionalização do transporte coletivo de uma região que está em expansão, que é a Grande Belém. A nova BR receberá melhorias que inclui passarelas, estações de passageiros, ciclovia, pedestres e faixas de tráfego, além das vias exclusivas”, detalha.

Usuários creem que os serviços vão melhorar o tráfego de veículos na via

O caminhoneiro Carlos Jorge Azevedo está ciente dos benefícios e transtornos que obras como essa podem proporcionar para a população, mas adianta que as melhorias são sempre bem-vindas. “Trabalho desde 1995 nessas estradas do Pará, e na BR há muito tempo não se faz uma obra grande”.

(Diário do Pará)

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