plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Está chegando a hora! Veja as dicas finais para fazer a prova do Detran

Planejar os estudos e ter o material do conteúdo atualizado são duas regras básicas para quem pretende conquistar uma vaga no serviço público. O concurso do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), por exemplo, exige um pouco mais de preparação, já q

Planejar os estudos e ter o material do conteúdo atualizado são duas regras básicas para quem pretende conquistar uma vaga no serviço público. O concurso do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), por exemplo, exige um pouco mais de preparação, já que além da concorrência ser grande, com 79.392 mil pessoas na disputa por 100 vagas nos cargos de agente de fiscalização e agente de educação de trânsito, o conteúdo programático é grande e especialistas acreditam que o nível será alto.

O certame era esperado há mais de cinco anos. O exame, que conta com prova objetiva de 50 questões e redação, será aplicado no dia 10 de fevereiro e, para o cargo de agente de fiscalização, há mais três etapas: teste físico, exames e curso preparatório até a aprovação final.

Panfílio Lobato, professor de legislação de trânsito em um cursinho preparatório em Belém, explica que as questões da prova serão divididas em língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, legislação de trânsito (30) e regime jurídico único do estado. Porém, a legislação será a mais cobrada. “Principalmente o capítulo 3 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fala sobre normas gerais de circulação e conduta. Esse conteúdo é o que mais a examinadora usa nas provas. E se alguém tem de estudar para essa prova, é esse capítulo. São quase 40 artigos, o maior do Código e o mais importante para a prova”, orienta.

REDAÇÃO

Outro critério para o concurso está na correção da redação. A banca, Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), corrigirá cinco vezes mais o número das vagas, ou seja, a redação só será corrigida das notas mais altas da prova objetiva. Sobre a banca, o professor diz que é renomada, por isso acredita que as notas serão altas.

Por outro lado, o candidato deve estar atento às regras. “Quando se trata de leis, a Fadesp leva ao pé da letra e isso é perigoso, pois quando uma banca altera determinadas palavras, os candidatos têm dificuldade de identificar”, alerta.

Para conseguir a aprovação, a dedicação deve ir além das salas de aula. “Não é uma regra não passar, é uma exceção ele conseguir passar logo no primeiro concurso ou sem preparatório. Depende de quanto tempo o candidato tem para estudar diariamente e como ele vai assimilar. Talvez ele alcance o objetivo, mas é mais difícil”, opina.

Segundo o professor, concurso é uma questão de continuidade. “Não dá para começar e não ter um plano b, o que fazer se não passar nesse concurso. E esse plano deve ser voltar a estudar até alcançar o objetivo. Não é fácil, poucas pessoas conseguem ser aprovadas na primeira tentativa, a maioria precisa estudar por muito tempo, ganhar experiência de como estudar, tipo de prova, planejamento”, detalha Panfílio.

Embora já ocupe um cargo de servidor público, Roger Borges, 28, está entre os candidatos. Ele é agente de trânsito municipal há cinco anos e se prepara há quatro meses para a prova do Detran. O ritmo de estudos tem sido dividido com o trabalho e a família, mas ele espera fazer uma boa prova. “Tenho dedicado quatro horas do meu dia além das aulas no cursinho. E o que mais me atrai é o salário. A banca é boa, acredito que a prova discursiva vai ser o diferencial para a aprovação. O nível da prova objetiva vai ser alto. Espero adquirir conhecimento e experiência para trabalhar de forma ética”.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias