plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Iphan veta som elétrico no carnaval da Cidade Velha

Nada de trios ou pranchas elétricas na área de Patrimônio Histórico da Cidade Velha durante todo o pré-carnaval deste ano. O Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), vetou o uso de fontes sonoras elétricas na programação que iniciará neste sába

Nada de trios ou pranchas elétricas na área de Patrimônio Histórico da Cidade Velha durante todo o pré-carnaval deste ano. O Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), vetou o uso de fontes sonoras elétricas na programação que iniciará neste sábado (26). A Prefeitura de Belém irá acatar a decisão através do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico.

Segundo o relatório apresentado pelo Iphan, junto à prefeitura, a alta frequência sonora emitida pelos trios elétricos abalam as estruturas e colocam em risco o patrimônio local.

Em entrevista ao DOL, a Liga de Blocos da Cidade Velha informou na noite desta quinta-feira (24) que irá entrar com recurso junto ao Iphan pedindo que a decisão seja revertida. A Liga divulgou também nesta quinta um laudo assinado por um engenheiro, afirmando que a pressão emitida pelos equipamentos sonoros dos blocos não possuem frequência suficiente para abalar as estruturas dos prédios.

Para a Liga dos Blocos, a cultura da capital sai prejudicada com a decisão. “A cultura perde porque este local é o centro de grandes eventos do nosso calendário”, concluiu a Liga através de nota.

Carnaval Acústico

A recomendação feita pelo Iphan e Conselho é que os blocos utilizem apenas sistemas acústicos de som para proteção dos prédios e casas tombados no centro histórico.

A Prefeitura informou ainda que vem realizando inúmeras reuniões com os órgãos e conselhos municipais para o planejamento do evento e que garante o apoio ao evento, através das secretarias municipais na limpeza, organização do trânsito, segurança, colocação de defensas e banheiros químicos.

(Igor Wilson/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias