plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Marco é um dos bairros com mais casos de chikungunya

No ano passado foram registrados 3.067 casos de febre chikungunya em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) os bairros com maior incidência são: Paracuri, Águas Lindas, Agulha, Água Boa, Marambaia, Montese e Marco. Os principais sintomas d

No ano passado foram registrados 3.067 casos de febre chikungunya em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) os bairros com maior incidência são: Paracuri, Águas Lindas, Agulha, Água Boa, Marambaia, Montese e Marco. Os principais sintomas da doença são febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. “Diferente da dengue, os sintomas da chikungunia podem permanecer por semanas, meses a até mesmo anos após o tratamento”, explica o coordenador da Divisão de Controle de Endemias, David Rosário.

Fernando Pereira, 63, morador do bairro do Paracuri, no distrito de Icoaraci, foi diagnosticado com o vírus em dezembro do ano passado. “Mesmo tendo todo o cuidado para não deixar água parada no quintal de casa, eu peguei a doença. Não podia nem andar, senti muita febre e dores pelo corpo”, comentou.

David explica que não existe vacina ou tratamento específico para a chikungunya. “A pessoa que sentir os sintomas da doença deve imediatamente procurar uma unidade de saúde para avaliação e orientações médicas”, ressalta.

A arquiteta Roberta Rocha, 24, adquiriu a chinkungunya em novembro de 2018. Apesar de não ter tido alguns sintomas como febre alta, ela ainda continua com resquícios da doença. “Tive dores fortíssimas nas articulações e corpo que duravam 24h e dor de cabeça constante. A fase mais aguda passou, mas até hoje ainda
sinto leves dores”.

O coordenador lembra da importância da participação da população em fazer sua parte na prevenção. “O controle da doença não é só responsabilidade da prefeitura, cabe a população também ajudar, não deixando água acumulada e denunciando os pontos de focos que possam existir nas proximidades para que o criadouro do mosquito seja eliminado”, destaca.

(Wesley Costa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias