plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sabia que a ração do seu gato pode causar uma doença fatal?

Tem gato em casa e está percebendo mudança no comportamento dele na hora de fazer xixi? Então é melhor ficar atento. Apesar de parecer simples, a alimentação do animal pode ser a causadora de um grande problema: cálculo renal. Comum nos gatos, a doença, g

Tem gato em casa e está percebendo mudança no comportamento dele na hora de fazer xixi? Então é melhor ficar atento. Apesar de parecer simples, a alimentação do animal pode ser a causadora de um grande problema: cálculo renal. Comum nos gatos, a doença, geralmente, é causada pela escolha das rações que o pet consome em seu dia-a-dia.

"Há rações que são consideradas muito boas no mercado, porém, algumas delas são muito ricas em sais e cálcios. Esse excesso dos dois componentes acaba sendo filtrado pelos rins. Com esse acúmulo, é gerado o cálculo renal. Além disso, pode ocorrer o acúmulo na bexiga, formando o cálculo vesical. Nas duas hipóteses, forma-se uma massa que se condensa e entope a uretra, não permitindo que o animal urine", explicou o médico veterinário Wagner Leite.

Um susto com Leon, um siamês de um ano, deixou o jornalista Igor Augusto preocupado com a saúde do pet. Ao tentar urinar, o animal começou a apresentar sinais diferentes, o que acabou chamando a atenção de seu tutor. "Cheguei em casa e vi que ele tava se espremendo para tentar urinar, mas não conseguia. Não pensei duas vezes: levei ao veterinário", ressaltou o dono do animal.

Leon apresentou os sintomas e foi logo encaminhado ao médico. Foto: Arquivo Pessoal.

Ao receber os primeiros cuidados médicos, foi diagnosticado que Leon estava com uma obstrução na uretra. Para surpresa de Igor, a causa do problema estava diretamente relacionada com o tipo de ração que o gato consumia.

"O bichinho, coitado, estava com a bexiga cheia. A urina estava com uma 'areia', junto com vários coágulos que não permitiam a passagem pela uretra. Ela fez os procedimentos, medicou e me alertou que esse problema vem da ração", destacou o jornalista.

Apesar de não parecer algo tão grave, esse tipo de problema pode levar o animal à morte, como foi o caso de Pitel, um gato de dois anos, que acabou falecendo após apresentar os sintomas de cálculos urinários.

"De um dia pra outro ele não andava, não comia e nem bebia água. Levamos ao veterinário e lá detectaram que ele estava com a bexiga obstruída. A médica fez um processo chamado pulsão, retirou a urina por uma seringa e aliviou as dores. Com os medicamentos ele foi melhorando", afirmou Lívia Costa, tutora do pet. O animal ainda chegou a apresentar outras duas crises. "Mais uma vez, de um dia para outro, ele teve outra crise, e não resistiu. Não deu tempo de levar ao veterinário", finalizou Lívia.

Lívia passava a maior parte de seu tempo com Pitel, que acabou morrendo em decorrência de um problema urinário. Foto: Arquivo Pessoal.

A perda de Pitel causou muita dor em toda a família. "A gente ficou mal. Eu em especial, por passar mais tempo em casa do que meu marido. Ele era um gato muito dócil, carinhoso. Era minha companhia. Pitel fez e ainda faz muita falta", ressaltou a tutora.

Ao identificar um desses sintomas, é fundamental levar o animal o mais rápido possível a um veterinário. Além disso, a alimentação do pet deve ser alterada, buscando rações que apresentem menor teor de sais e cálcio. Para isso, a melhor opção é sempre comparar os produtos e verificar qual deles vai garantir uma vida mais saudável ao animal. Outra dica importante é incentivar o consumo de água dos pets. Gatos têm uma dificuldade enorme para beber água, mas cabe aos tutores estimular o animal.

E aí, internauta, gostou do "Papo de Pet" de hoje? Deixe sua sugestão de pauta para as próximas edições.

(Paloma Lobato/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias