plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Justiça proíbe UFPA de publicar resultado do PS 2019 e fracionar vagas por semestre

A Justiça Federal proibiu em decisão liminar, nesta segunda-feira (21), que a Universidade Federal do Pará fracione vagas ofertadas por semestre, em resposta a pedido de ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). A UFPA também não poderá divu

A Justiça Federal proibiu em decisão liminar, nesta segunda-feira (21), que a Universidade Federal do Pará fracione vagas ofertadas por semestre, em resposta a pedido de ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). A UFPA também não poderá divulgar ainda o resultado do processo seletivo de 2019.

A ação foi proposta pelo MPF após recebimento de representação contra edital da UFPA, que previa que os candidatos optassem pelo semestre do curso no momento da inscrição para o Processo Seletivo de 2019.

As vagas dos cursos oferecidos foram fracionadas de acordo com o semestre de início das aulas. Desse modo, no momento da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às vagas do primeiro ou do segundo semestre em relação a cada curso ofertado.

O fracionamento, de acordo com o Ministério Público, já era adotado para determinados cursos, mas, no processo seletivo deste ano, a prática passou a ser adotada para todos os cursos.

Antes de a ação ser ajuizada, o MPF encaminhou ofício pedindo esclarecimentos sobre o caso à UFPA. Em resposta, a universidade alegou que o critério passou a ser adotado para todos os cursos de graduação com a finalidade de uniformizar o processo seletivo.

A UFPA argumentou ainda que seria insuficiente o tempo para a execução dos procedimentos administrativos para alocação dos alunos em cada semestre, em razão do prazo impreciso entre o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o início das aulas.

Ao conceder a liminar, o juiz federal da 1ª Vara, Henrique Jorge Dantas da Cruz, fundamentou que, de acordo com o próprio edital, a nota final do PS 2019 da UFPA é aferida, quase que integralmente, com base na média aritmética das notas das cinco provas do Enem 2018. Mas a divisão por entrada entre primeiro e segundo semestre, diz o magistrado, acrescenta um novo critério (sorte ou azar) para a seleção de candidatos para o provimento de vagas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela Universidade.

“Veja-se: a) um candidato opta por iniciar seu curso no primeiro semestre, mas todas as vagas são preenchidas por candidatos com melhores notas; b) por óbvio, ele fica de fora; c) as vagas do segundo semestre para o mesmo curso e turno são preenchidas por candidatos com notas menores do que o hipotético candidato o item “a”; d) logo, será o fator sorte/azar da escolha do período letivo de ingresso quem definirá a aprovação ou não do candidato no processo seletivo”, explica a decisão.

O juiz, ao considerar desarrazoada a eleição desse fator, assentou que, “nas várias definições de sorte ou azar, alguns elementos estão sempre presentes: incontrolabilidade, independência da vontade humana e imprevisibilidade. E, definitivamente, não é congruente tampouco equivalente que um candidato de desempenho inferior ingresse na UFPA em virtude da sorte na escolha do semestre de entrada, e um candidato, cujo desempenho tenha sido superior, fique fora das vagas, em virtude do azar na escolha do semestre”.

(Com informações da Justiça Federal do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias