plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mas, afinal, existem ou não 'alimentos reimosos'?

Você já deve ter ouvido muito a frase: “não come isso que é reimoso!”. No entanto, será que existem mesmo alimentos remoisos - ou "remosos"? O que significa isto? A explicação vai além das crenças populares: a ciência fundamenta. “Para aqueles que descon

Você já deve ter ouvido muito a frase: “não come isso que é reimoso!”. No entanto, será que existem mesmo alimentos remoisos - ou "remosos"? O que significa isto? A explicação vai além das crenças populares: a ciência fundamenta.

“Para aqueles que desconhecem esse termo, reimoso, segundo a cultura popular brasileira, é denominação dada a alguns alimentos que ‘fazem mal’ aos doentes. Tais alimentos geralmente contém grande concentração de gordura e por isso de difícil digestão. O excesso de gordura pode provocar dor de estômago, diarreia, mas não vai prejudicar a cicatrização”, explicou Natasha Vilanova, que atua como clínica médica, endocrinologista e nutróloga na Hapvida.

Assim, de fato existem alimentos reimosos, mas eles não atuam no corpo como imaginamos. Quando pensamos em algumas comidas que se encaixam nessa denominação, achamos que ela interfere na cura de alguma lesão do nosso corpo, mas não é bem assim. “O processo de cicatrização acaba não sofrendo interferência direta de tais alimentos. Portanto, não há evidências científicas que comprovem tal correlação”, disse a médica.

Natasha Vilanova, que atua como clínica médica, endocrinologista e nutróloga na Hapvida, explica o que são alimentos reimosos. Foto: Divulgação

Então quais são os “alimentos reimosos”? “Quando tratamos de outra classe alimentar, como os crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta) que produzem substâncias inflamatórias e alérgenicas, podem provocar alguma reação. Desta forma, a razão de terem relacionado a essa crença”, acrescentou Natasha.

A médica deixa um recado para os internautas: “Mas, se os avós de vocês falarem para não comerem aquele alimento porque é reimoso, eu obedeceria (risos) ”.

Veja o que os feirantes do mercado do Ver-o-Peso pensam sobre isto:

CRENÇA POPULAR

Mesmo que a ciência explique que não exista algo que interfira na cicatrização corporal, nem alimentos reimosos, o ensinamento familiar diz que existe sim! A servidora pública Fátima Costa, 64 anos, é daquelas que crer na interferência de alguns alimentos no processo para sanar lesões no corpo.

“Minha mãe sempre falou de alguns alimentos, como porco, camarão. Eu acredito sim. Recentemente fui ao médico, ele me disse o contrário, mas acredito que quando comemos alguma comida desse tipo, a nossa ferida fica bem pior”, contou.

Fátima ainda relatou que recentemente estava com um ferimento na perna que precisou levar pontos. O local já estava em processo final de cicatrizam, mas ela, esqueceu e comeu camarão. Ao acordar no dia seguinte o local estava mais infecionado.

“Meus filhos também já estão conscientes que não devem ingerir algum alimento reimoso quando estiverem com alguma ferida ou em processo pós cirúrgico. Eles acreditam demais nisso, inclusive, tenho certeza que eles contam isso para as pessoas”, finalizou a servidora.

E você, o que acha?

Reportagem: Bruna Dias

Multimídia: Gabriel Caldas

Coordenação: Enderson Oliveira

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias