plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Exército celebra memória do primeiro general paraense em praça de Belém

O Exército Brasileiro realiza na manhã desta quinta-feira (17), na praça Dom Pedro II, em Belém, a cerimônia em celebração ao legado do primeiro General nascido no Estado do Pará, Hilário Maximiniano Antunes Gurjão. A data é marcada pelos 150 anos de fal

O Exército Brasileiro realiza na manhã desta quinta-feira (17), na praça Dom Pedro II, em Belém, a cerimônia em celebração ao legado do primeiro General nascido no Estado do Pará, Hilário Maximiniano Antunes Gurjão.

A data é marcada pelos 150 anos de falecimento do militar, que, em sua homenagem, possui um busto no local do evento. Gurjão é nacionalmente conhecido pela vitoriosa batalha na Ponte sobre o Rio Itororó durante a Guerra da Tríplice Aliança, quando bradou o famoso grito “Vejam como morre um general brasileiro!”.

CARREIRA

O General Hilário Maximiniano Antunes Gurjão nasceu em Belém, no dia 21 de fevereiro de 1820. Aos 16 anos, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro como soldado e, em 1837, foi promovido a cadete. Completou os cursos de engenharia e artilharia, sendo sucessivamente promovido na carreira militar. Exerceu, ainda jovem, vários cargos no norte do país, sendo o principal o Comando da Fortaleza de São José de Macapá, com a missão de fortificar a Região Amazônica.

Durante seu comando na 17ª Brigada, na Guerra da Tríplice Aliança, foi determinado que a ponte sobre o arroio Itororó fosse defendida. Os combatentes brasileiros estavam em menor número e grande parte estava fora de combate ou mortos. Depois de diversas tentativas frustradas, veio uma nova ordem para tomar a ponte sob intenso fogo inimigo.

O General Gurjão, verificando a hesitação das tropas, tomou à dianteira e bradou “Vejam como morre um general brasileiro!”. Os soldados, motivados pelo General, avançam e conquistam a ponte. O herói paraense é mortalmente ferido e não resiste aos ferimentos, vindo a falecer a 17 de janeiro de 1869.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias