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Achados e Perdidos de Belém tem 1.200 documentos à espera dos donos

As agências centrais dos Correios de todo o País dispõem do serviço de “Achados e Perdidos”, que permite o recebimento e a busca de documentos perdidos. A atividade existe há 30 anos e recebe mensalmente, em todo o Brasil, mais de 20 mil documentos. Em Be

As agências centrais dos Correios de todo o País dispõem do serviço de “Achados e Perdidos”, que permite o recebimento e a busca de documentos perdidos. A atividade existe há 30 anos e recebe mensalmente, em todo o Brasil, mais de 20 mil documentos. Em Belém, o serviço é gerenciado pela agência central dos Correios, situada na avenida Presidente Vargas, onde atualmente há cerca de 1.200 documentos disponíveis para retirada pelos seus titulares.

O serviço tem a finalidade de facilitar essa busca por um documento perdido, conforme ressaltou Lilian Monfredo, gerente da agência Central de Belém. Por isso, ao encontrar documentos de terceiros, a orientação dos Correios é depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta da empresa. Os documentos recebidos são cadastrados no sistema nacional de Achados e Perdidos e são catalogados nas agências centrais por tipo e letra do nome da pessoa. Todos ficam disponíveis para retirada por até 60 dias.

As agências recebem RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Passaporte, dentre outros. Documentos entregues em agências de bairros e de outros municípios do Estado são remetidos à central, que cadastra e cataloga o material. “Se a pessoa que perdeu quiser receber o documento em outra agência de um bairro ou cidade, ela precisa levar o boletim de ocorrência e um documento para se identificar. O gerente confirma que aquele documento é da pessoa e solicita internamente à agência centralizadora o envio do documento. O prazo para o cliente receber é de 10 a 15 dias”, pontua Lilian.

TAXA

A gerente ressalta ainda que a consulta do titular por um documento perdido, disponível para retirada na agência central, pode ser feita em qualquer agência ou pelo site dos Correios. Passado o prazo de 60 dias, o documento que não foi retirado é remetido ao órgão emissor. Vale ressaltar que para retirar o documento, o cidadão deve apresentar um boletim de ocorrência – caso o tenha -, além de outro documento que comprove sua titularidade e pagar a taxa única de R$ 5,70, sendo uma taxa única mesmo havendo mais de um documento do titular. Em caso de adolescentes, o documento só poderá ser entregue aos pais do titular.

A nível de Brasil, as estatísticas mostram que a maioria de documentos recebidos pelos Correios ocorre após o Carnaval. Já no Pará, esse número é maior após período do Círio, em virtude da grande circulação de pessoas na cidade. Beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família devem levar uma declaração de participação nos programas para ficarem isentas do pagamento da taxa.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

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