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Trabalho de construção do BRT Metropolitano já começou

Quem passou pelo Km 06 da rodovia BR-316, em Ananindeua, ontem (15), pôde perceber que começaram os trabalhos para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano. No local já foram instaladas as primeiras placas de sinalização da obra e c

Quem passou pelo Km 06 da rodovia BR-316, em Ananindeua, ontem (15), pôde perceber que começaram os trabalhos para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano.

No local já foram instaladas as primeiras placas de sinalização da obra e colocados os primeiros materiais que deverão ser utilizados na construção de uma estação de passageiros e de uma passarela para a travessia de pedestres.

O projeto tem o objetivo de requalificar os onze primeiros quilômetros da BR-316, melhorando a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém (RMB) e modernizando a principal via de acesso a Belém.

A requalificação consiste na implantação de faixas exclusivas para os ônibus de trânsito rápido, faixas para o fluxo de outros veículos que não sejam ônibus municipais, ciclovias, faixas para a circulação de pedestres e a pavimentação asfáltica e construção dos sistema de drenagem e rede de esgoto ao longo de 10,8 Km da rodovia – trecho entre Belém e Marituba.

Durante a apresentação do projeto, no Palácio do Governo, ontem, o governador do Pará Helder Barbalho ressaltou que, infelizmente, não há como evitar que a população sofra com os transtornos das obras. “Desculpe o transtorno. O Pará está de volta ao trabalho”, citou o governador, como lema do projeto.

Ele destacou que o Governo visa garantir que os contratempos para quem precisa trafegar pela BR-316 sejam os menores possíveis. “Estamos viabilizando a diminuição dos canteiros centrais da rodovia para aumentar uma faixa na pista que irá servir para escoar o trânsito nos trechos em obras”, pontuou.

PARCERIAS

“Também, neste primeiro momento, será feito, em parceria com outros órgãos e as prefeituras de Ananindeua e Marituba, o cadastramento dos vendedores ambulantes que trabalham às margens da rodovia e vamos reajustar o horário de tráfego de caminhões do setor produtivo, que não poderão transitar naquele trecho nos horários de pico”, frisou Helder. Os caminhões ficarão proibidos de trafegar nos 11 primeiros km da BR-316, nos horários de 7h às 10h e 17h às 20h. A medida vale para os dois sentidos da via.

“Iremos fortalecer o modal hidroviário na Região Metropolitana de Belém”, anunciou Helder, ao informar que haverá um serviço de transporte por balsas entre a Alça Viária e os portos de Belém. A previsão é de que, a partir de abril, este serviço já esteja funcionando. “A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa) está estudando a viabilidade de isenção ou a diminuição de ICMS nestas balsas e o valor poderá passar para o valor do bilhete”.

O governador pediu que a empresa responsável pelas obras – a Odebrecht -cumpra com o prazo previsto para a conclusão dos trabalhos, que é de 19 meses, e ainda frisou que a construtora priorize a mão de obra local, gerando empregos. Recomendou ainda que a matéria-prima seja adquirida no próprio Estado, como forma de movimentar a economia local.

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) irá dar o apoio para a redução dos transtornos das obras. Caberá a Setran, por exemplo, melhorar a infraestrutura das ruas que poderão ser usadas como vias alternativas e de escoamento para o trânsito. O titular da secretaria, Padua Andrade, estima que, inicialmente, sejam utilizados cerca de R$ 15 milhões nessas intervenções. “Vamos trabalhar junto com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)”.

Benefícios também para o saneamento

Por causa do inverno amazônico, os trabalhos começaram pelas obras civis, deixando para os meses de verão as etapas de terraplanagem (pavimentação asfáltica) e escavações para a rede de drenagem.

O primeiro canteiro de obras está localizado no Km 06, próximo ao Seminário Pio X, onde está sendo construída uma estação 9 (para passageiros) e uma passarela para a travessia de pedestres. A construção de um viaduto que irá ligar as áreas do conjunto Júlia Seffer e Aurá à Cidade Nova também faz parte do projeto, além de 4 túneis subterrâneos.

Para o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, que esteve presente na apresentação do projeto, as obras de requalificação da BR-316 vão ajudar a solucionar vários problemas de saneamento na cidade, como “os entupimentos de bueiros e esgoto na entrada do conjunto Jaderlândia e o alagamento em frente a um supermercado no Km 03”.

Pioneiro apontou que 368 mil moradores de Ananindeua usam a rodovia BR-316 diariamente e o BRT deverá garantir mais comodidade para esta parcela da população.

(Denilson D'almeida/Diário do Pará)

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