plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tradicional 'Festa do Sujo' acontece na segunda-feira em Igarapé-Miri

Acontece na próxima segunda-feira (21), em Vila Maiauatá, a 18 km de Iguarapé-Miri, nordeste paraense, a tradicional Festa do Sujo. Todos os anos a comemoração reúne milhares de foliões munícipes e visitantes de localidades próximas. A programção é gratui

Acontece na próxima segunda-feira (21), em Vila Maiauatá, a 18 km de Iguarapé-Miri, nordeste paraense, a tradicional Festa do Sujo. Todos os anos a comemoração reúne milhares de foliões munícipes e visitantes de localidades próximas. A programção é gratuita.

A concentração começa logo após o encerramento da Festividade de São Sebastião. Considerada a abertura do Carnaval Miriense, a festividade acontece através de brincadeiras logo ao amanhecer. Crianças, jovens, adultos e até idosos, se sujam com óleo queimado, tintas e entre outros materiais de coloração. Todos os sujos saem brincando pelas passarelas de Vila Maiauatá.

Este ano a festa conta com estrutura completa de entretenimento, com palco localizado em frente ao trapiche, a partir das 13h, os foliões vão desfrutar de momentos de pura descontração e alegria ao som das Bandas Beto Farias e Sabor Açaí, que prometem mostrar repertórios variados com brega, tecnobrega, axé, carnaval e outros ritmos dançantes.

Essa comemoração que tem forte influência indígena, também se destaca pelos vilarejos de Vila Maiauatá, com a aglomeração de foliões com folhas de açaizeiro nas mãos. Homens adultos carregam um mastro feito do tronco da palmeira, com um condutor afrente erguendo o símbolo da tradição – bandeira Bicho Folharal.

Ainda preservando a tradição, no final do evento é erguido um mastro sobre a lama. Um misto de festividade e fé envolve a população miriense que encerra a programação com uma corrente de oração.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias