plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém Cabana ganha o palco do Theatro da Paz

Os festejos pelo aniversário de 403 anos de Belém reservaram uma noite especial de retomada cultural da história da Cabanagem, o único movimento liderado essencialmente por camadas populares do Pará. Além da peça “Cabanos”, a programação de ontem, no Thea

Os festejos pelo aniversário de 403 anos de Belém reservaram uma noite especial de retomada cultural da história da Cabanagem, o único movimento liderado essencialmente por camadas populares do Pará. Além da peça “Cabanos”, a programação de ontem, no Theatro da Paz, com entrada gratuita ao público, contou com a apresentação do coro infanto-juvenil Vale Música e do lançamento do livro “Cabanagem Poemas”, organizado pelo escritor Valdecir Palhares. O Concerto Belém Cabana foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas o governador Helder Barbalho.

A peça contou a história do início do movimento cabano, por ocasião da morte do cônego Batista Campos. Já o livro reúne mais de 230 versos que recontam a história da Cabanagem. Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a programação, iniciada com a iluminação do Monumento da Cabanagem, no último dia 07, tem o objetivo de marcar os 184 anos da Cabanagem, retomando a história afetiva e patrimonial da cidade. Segundo a secretária de cultura, Úrsula Vidal, a programação é uma mensagem do novo governo de fazer uma gestão compartilhada, plural e inclusiva. “Queremos trazer para a nossa construção todas as linguagens e expressões, com as casas abertas e acessíveis a toda a população, desde a cultura erudita até a popular”, destacou a secretária.

VÁRIAS LINGUAGENS

Úrsula anunciou que o Monumento da Cabanagem será revitalizado para ter mais presença e visibilidade na cidade. O diretor de artes cênicas da Secult, Adriano Barroso, disse que a programação que prossegue até domingo, tem o formato do que o Governo do Estado, através da Secult, pretende atuar nos próximos anos, reunindo várias linguagens, com teatro, dança, vídeo, artistas e todas as expressões culturais, em todo o Estado. “A Secult quer implantar uma nova marca, de estar a serviço do cidadão, artistas e expectadores, por meio da cultura”, comentou Barroso.

A programação prossegue até domingo e inclui, ainda, cortejo intercultural no Parque da Residência, espetáculo de teatro e bonecos, visitações aos Museus, projeção e videomep e cortejo até o Forte do Presépio, dentre outras ações.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias